O Banco Central da Nigéria está preparando um piloto de moeda digital que poderá ser lançado já no final deste ano.
Disse seu diretor de tecnologia da informação em uma gravação ouvida pela Reuters na sexta-feira.
A Nigéria proibiu seus bancos e instituições financeiras de negociar ou facilitar transações em criptomoedas em fevereiro, após um crescimento exponencial nas transferências mensais de criptomoedas de e para a África.
O diretor de tecnologia da informação do Banco Central, Rakiya Mohammed, disse que o projeto para criar alguma forma de moeda digital está em andamento há dois anos, e mais anúncios devem ocorrer nas próximas semanas.
“Estamos todos cientes de que cerca de 80% dos bancos centrais do mundo exploram a possibilidade de emitir moeda digital para bancos centrais, e a Nigéria não pode ficar para trás”, disse Mohammed no briefing virtual de 10 de junho com banqueiros.
A equipe de comunicação do Banco Central compartilhou uma gravação do briefing com a Reuters.
Ela disse que o sistema expandirá a inclusão digital, facilitará as remessas da diáspora e facilitará as compras internacionais dos nigerianos.
“Se você tem uma moeda digital do banco central que é apoiada pelo governo, então as pessoas podem fazer transações online sem medo de qualquer inadimplência”, disse Mohammed.
A Europa e os Estados Unidos estão trabalhando na regulamentação de ativos digitais e seus provedores, enquanto alguns outros países, incluindo China, Grã-Bretanha e Rússia, também estão considerando lançar suas próprias moedas digitais de banco central