Índice
O cabo que sai dos EUA e cruza o Oceano Atlântico até a Europa tem a capacidade de transmitir 71 milhões de vídeos HD ao mesmo tempo.
A Microsoft, o Facebook e a empresa de infra-estrutura de telecomunicações Telxius anunciaram a conclusão do cabo submarino de maior capacidade para atravessar o Oceano Atlântico.
O cabo é capaz de transmitir 160 terabits de dados por segundo, o equivalente a transmitir 71 milhões de vídeos HD ao mesmo tempo e 16 milhões de vezes mais rápido do que uma conexão domiciliar doméstica, afirma a Microsoft.
O cabo estará operacional até o início de 2018.
O cabo submarino de 6.400 kilômetros de comprimento fica a mais de 5.000 metros de profundidade, abaixo da superfície do oceano e se estende entre Virginia Beach (EUA) e a cidade de Bilbao, na Espanha.
A Microsoft diz que o cabo proporcionará resiliência para aqueles que vivem nos EUA e na Europa salvaguardando contra desastres naturais ou outros eventos importantes que possam causar interrupções nas conexões como aquelas vistas durante o furacão Sandy.
Mais importante ainda para a Microsoft e o Facebook: ambas as empresas possuem grandes operações de data center na Virgínia.
Vantagens
Em uma postagem no blog, a Microsoft disse que o projeto foi concluído quase três vezes mais rápido do que o habitual, em menos de dois anos.
Os cabos possuem design “aberto”, que permitirá que ele evolua conforme a tecnologia, e como a população de usuários de internet em todo o mundo salta.
O cabo também fornece um caminho para as redes na África, no Oriente Médio e na Ásia, onde surgirá o próximo bilhão de usuários de internet.
As empresas tecnológicas estão cada vez mais se movendo para o espaço da infra-estrutura , financiando novos cabos, em vez de se juntar a consórcios de telecomunicações que operam cabos submarinos já.
O Google também investiu em dois cabos que correm dos EUA para o Japão, América do Sul e outros países da Ásia.
Com o cabo, o investimento do Facebook e da Microsoft lhes dá mais controle sobre a grande quantidade de dados que precisam para se mover rapidamente em todo o mundo.
Ambas as empresas se beneficiarão de melhorias nos serviços em nuvem para produtos como o Office 365, Azure e Xbox Live da Microsoft, e Facebook’s Facebook, Instagram e Whatsapp.