O cirurgião vascular John Martin estava sentindo algum desconforto na garganta. Então ele decidiu investigar o problema testando um dispositivo de ultra-som de tamanho de bolso.
Criado pela Butterfly Network, o Butterfly iQ, uma máquina de imagem portátil para ultra-som que é compatível com o iPhone, ele descobriu o câncer de células escamosas depois de executar a sonda em seu pescoço.
Este dispositivo de bolso é a primeira máquina de ultra-som de estado sólido a atingir o mercado na América. Como o dispositivo é fabricado em uma fábrica de semicondutores, a tecnologia é mais versátil e menos dispendiosa.
“Agora pensamos que é uma compra individual”, disse Martin. “Isso lhe dá a capacidade de fazer tudo ao lado da cama: você pode puxá-lo para fora do seu bolso e digitalizar todo o corpo”.
O preço médio dos sistemas de ultra-som é de cerca de US $ 115.000, com os sistemas mais baixos custam cerca de US $ 25.000. O dispositivo Butterfly iQ venderá por menos de US $ 2.000.
O principal motivo é que o aparelho é muito mais barato do que um sistema de ultra-som regular, porque a maioria das técnicas envolvidas é alojada dentro de um microchip. A Butterfly Network diz que estará à venda este ano por US $ 1.999 e começará a enviá-los no início do ano que vem.
Martin acredita que, no futuro, o dispositivo pode assumir outras formas como um aparelho que os pacientes poderiam levar para casa com eles.
“Olhar para isso como apenas um dispositivo de ultra-som é como olhar para um iPhone e dizer que é apenas um telefone”, diz Martin. “Se você tem uma janela no corpo onde alguém pode pagar, todos podem usá-lo, e todos podem interpretá-lo, torna-se muito mais do que um dispositivo de ultra-som”.
O Butterfly iQ é apenas a última tecnologia nova criada para ajudar a diagnosticar formas de câncer, especialmente aquelas que envolvem o uso de um iPhone.