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Quais são algumas das maneiras incomuns pelas quais os profissionais de marketing B2B podem trabalhar com influenciadores?
Uma das muitas vantagens de trabalhar com especialistas no assunto (PMEs) que são influentes em seu setor é a grande variedade de maneiras pelas quais os profissionais de marketing podem colaborar para construir uma parceria mutuamente benéfica.
Embora tenhamos explorado muitas das maneiras tradicionais como os profissionais de marketing B2B costumam trabalhar com influenciadores , gostaríamos de dar uma olhada em algumas das maneiras incomuns em que a colaboração está ocorrendo.
Vamos mergulhar de cabeça, com exemplos de PMEs e profissionais de marketing que implementaram abordagens incomuns na parceria de influenciadores B2B que podem ajudar a inspirar seus próprios programas de influenciadores.
1 – Do influenciador à amizade de longo prazo
Christopher Penn , cofundador e cientista-chefe de dados da Trust Insights, descobriu que uma parceria com um influenciador pode às vezes levar a algo maior do que a soma de suas partes.
“Experiência incomum? Tornando-se grande amigo de uma das pessoas que originalmente estava apenas fazendo evangelismo ”, Christopher compartilhou.
“Sempre há um pouco de desequilíbrio de poder em qualquer tipo de situação de influenciador, especialmente nos casos em que alguém está pedindo ajuda e não há uma troca tangível de valor – como pagamento”, explicou Christopher.
“Mas, ocasionalmente, você encontra alguém que é apenas um ser humano bom e sólido, e a relação comercial se transforma em uma amizade real. Raro, mas delicioso ”, observou Christopher.
Os programas de marketing de influenciador B2B bem-sucedidos são freqüentemente construídos em relacionamentos profissionais de longo prazo que encontram marcas e PMEs trabalhando juntas e ajudando umas às outras a longo prazo, dando origem a esforços constantes que ganham força conforme anos de experiências compartilhadas e sucessos se acumulam.
Encontrar amizade é um bônus que às vezes pode acontecer ao trabalhar com programas de influenciadores, e certamente é um tesouro como Christopher compartilhou.
“Ocasionalmente, você encontra alguém que é apenas um ser humano bom e sólido, e a relação comercial se transforma em uma amizade real. Raro, mas delicioso. ” – Christopher Penn
2 – Construindo confiança com briefings pré-lançamento do influenciador
Para Michaela Underdahl , líder de marketing da empresa de software de gerenciamento de relacionamento com o cliente Nimble, há uma variedade de táticas incomuns que podem ser usadas ao trabalhar com influenciadores do setor.
“Um dos nossos principais objetivos na Nimble é transformar os influenciadores com os quais trabalhamos em usuários avançados e evangelistas”, disse Michaela.
“Portanto, sempre que lançamos um novo recurso, informamos nossos influenciadores antes da data de lançamento e solicitamos orçamentos descrevendo os benefícios do recurso para eles. Dependendo do tipo de influenciador, usamos as citações de várias maneiras diferentes ”, explicou Michaela.
“Algumas das formas mais comuns são comunicados à imprensa e postagens em blogs, mas também criamos gráficos sociais e usamos as citações para alcançar outros influenciadores e a imprensa . Isso nos ajuda a abrir novas portas à medida que as pessoas reconhecem esses influenciadores e são mais propensas a começar a trabalhar conosco, pois sabem que já trabalhamos com pessoas que elas conhecem, gostam e confiam ”, disse Michaela.
Essa confiança e a variedade de maneiras pelas quais ela pode ser nutrida ao trabalhar com PMEs é outro exemplo do poder do marketing de influência para ir além do conteúdo tradicional ou das iniciativas de marketing de busca, como exploramos recentemente em “ Confiança e a busca por respostas: como a influência otimiza Desempenho de SEO . ”
Capacitar evangelistas, como observou Michaela, pode levar a relacionamentos mais fortes com influenciadores que beneficiam tanto as marcas quanto os especialistas do setor.
“Um dos nossos principais objetivos na Nimble é transformar os influenciadores com quem trabalhamos em usuários avançados e evangelistas.” – Michaela Underdahl
3 – Descobrindo novos influenciadores em hangouts sociais incomuns
O marketing de influenciador B2B continua a evoluir e as PMEs em alguns setores nem sempre serão encontradas exclusivamente nas plataformas de mídia social tradicionais do LinkedIn *, Twitter, Facebook e Instagram.
Muitos setores atraíram uma infusão de profissionais de marketing recém-formados, e as PMEs que consideram influentes podem frequentar um conjunto totalmente diferente de plataformas de comunicação online, que pode ser qualquer uma das seguintes ou outras:
- Clubhouse
- Twitter Spaces
- TikTok
- Spotify Greenroom
- Salas de áudio ao vivo do Facebook
- Cafeína
- Twitter Azul
- Eu nos
- Contração muscular
Hoje, existem mais canais sociais do que nunca e todos nós temos nossos favoritos para trabalho, lazer, pesquisa ou outras tarefas.
Os profissionais de marketing B2B estão encontrando públicos inexplorados em plataformas sociais incomuns – públicos que costumam se tornar clientes – e que apresentam influenciadores em potencial a serem considerados para determinados setores.
Exploramos como os profissionais de marketing B2B podem utilizar algumas dessas plataformas sociais alternativas nos seguintes artigos:
Além disso, Penry Price , vice-presidente de soluções de marketing do LinkedIn, explorou recentemente como os profissionais de marketing B2B podem aproveitar a Geração Z, em “ Focando na geração Z: como as marcas B2B podem atrair essa nova geração de clientes e candidatos ”.
“Participar do aplicativo Clubhouse aumentou imediatamente minhas redes sociais e profissionais. O Clubhouse é incrível para a comunicação e troca de informações. ” – Stephanie Thum @stephaniethum
4 – Trabalhando juntos para impulsionar o conhecimento do setor
Talvez até mais do que no marketing B2C, os influenciadores B2B têm formado cada vez mais grupos privados que servem como ferramentas de comunicação para refinar e impulsionar o sucesso de longo prazo do marketing influenciador.
Às vezes, impulsionar o conhecimento do setor e capacitar influenciadores também é abordado por grupos mais públicos, como o popular programa Adobe Insiders.
“Trabalhar com um pequeno grupo de influenciadores pode ser um ótimo lugar para começar, mas esse pequeno grupo deve ser apoiado por uma lista muito maior de candidatos a influenciadores pesquisados. À medida que os relacionamentos se desenvolvem ao longo de diferentes colaborações, os profissionais de marketing B2B irão refinar e encontrar os influenciadores certos. Um grupo VIP de influenciadores pode ser criado como a Adobe, com seus mais de 60 Adobe Insiders sendo ativados em níveis individuais, pequenos ou grandes grupos, dependendo da situação ”, nosso CEO e cofundador Lee Odden observou recentemente em“ Estratégia de Marketing de Influenciador de B2B : 5 perguntas a fazer primeiro . ”
O programa Adobe Insiders é um grupo diversificado de mais de 60 influenciadores que inclui executivos líderes, líderes da indústria, principais correspondentes da mídia, jornalistas contribuintes e pioneiros da tecnologia – incluindo Lee.
O gerente do programa B2B Adobe Insiders é Rani Mani , chefe de defesa dos funcionários da Adobe. Rani compartilhou sua visão sobre o programa e como ele impulsiona o conhecimento do setor e muito mais em sua entrevista detalhada para nosso show Inside B2B Influence, que está disponível em “ Inside Influence 1: Rani Mani da Adobe no B2B Influencer Marketing Advantage ”.
5 – Desperte o interesse ao orientar novos influenciadores de B2B
Ao ser o mentor das próximas gerações de influenciadores de marketing, você não apenas ajudará a desenvolver novas PMEs, mas também continuará sua própria aprendizagem ao longo da vida.
O marketing de influência é uma via de mão dupla quando se trata de oportunidades de mentoria.
“Acho que é realmente importante que as pessoas procurem uma pessoa que será um campeão para elas se quiserem progredir e crescer em suas carreiras”, Jen Holtvluwer , diretora de marketing da Spirion compartilhou em nosso “ Inside Influence 5: Jen Holtvluwer da Spiron sobre o premiado marketing influenciador de B2B . ”
“Tive tantos que mantenho contato até hoje que foram campeões pela minha causa. Então eu acho que é muito importante não fazer isso sozinho e se certificar de que você dedica tempo e que seu tempo é notado. E certifique-se de estar se promovendo para o campeão certo no negócio. Então, eles ficarão com você e o indicarão conforme outras oportunidades surgirem ”, explicou Jen.
Podemos prestar um grande serviço às gerações futuras, compartilhando nossa visão com jovens influenciadores B2B aspirantes.
Se pudermos despertar o interesse orientando um colega, cliente ou associado mais jovem, contribuiremos para um futuro de marketing mais robusto com o seu conhecimento pessoal passado adiante para a próxima geração.
Podemos fazer isso inspirando e orientando jovens talentos influenciadores, transmitindo sua própria paixão pelo marketing B2B, como Peggy Smedley , diretora editorial e presidente da Specialty Publishing Media, compartilhou conosco em “ Conselhos de Marketing de Influenciador de B2B dos 9 Principais Influenciadores de B2B ”.
“Como influenciadores, estamos aqui para servir a missão e [saber] que nossa influência sobre as pessoas vem de nossa capacidade de ser um modelo. Precisamos estar muito atentos ao que dizemos e como o dizemos. Sempre somos líderes e mentores e precisamos nos concentrar nas necessidades dos outros primeiro, porque temos a tarefa de liderar os outros. Sempre precisamos servir aos outros e, ao fazer isso, estamos fazendo o melhor por nós mesmos ”, compartilhou Peggy.