A estátua de Cristo mais famosa do mundo fica no Rio de Janeiro, mas ela não é a maior:
Com 38 metros de altura, mas com 8 deles sendo só de pedestal, ela perde para a estátua Cristo Rei, localizada em Swiebodiz, na Polônia, que tem 36 metros de alturas, mas apenas da imagem!
A estátua polonesa foi inaugurada em 2010, depois de 5 anos de construção, mas não agradou todo mundo, já que custou US$ 1,5 milhão arrecadado de doações dos moradores e fiéis, mas muitos deles consideraram a estátua um pouco moderna demais. A treta aumentou recentemente, quando a estátua recebeu antenas de WiFi “escondidas” na cabeça de Cristo, atrás da coroa que ornamenta a imagem.
Para piorar, o veículo de comunicação polonês Fakt 24 entrou em contato com a paróquia que administra o monumento para saber a função das antenas, mas os religiosos juraram desconhecer a presença das tecnologias na cabeça de Cristo. Depois, através de uma fonte anônima, descobriu-se que se tratavam de antenas WiFi para o sistema de vigilância por câmeras da própria paróquia!
O sinal de internet também estaria disponível para outros clientes, o que levou os fiéis a reclamarem que a cabeça de Cristo estava sendo usada para monetização. Eles alegam que o ideal seria instalar as antenas em outro prédio ou até mesmo construir outra estátua, que não fosse de Jesus, para essa finalidade. Que drama, hein?