Os resultados financeiros do setor de celulares da Samsung Electronics mostram que a fabricante resistiu à COVID-19 melhor que as rivais.
É o que mostra um relatório da Strategy Analytics, que aponta um crescimento expressivo dos sul-coreanos na divisão de lucros entre os fabricantes de celulares. A fatia da marca foi a melhor desde o segundo trimestre de 2014.
Entre julho e setembro de 2020, a Samsung deteve 32,6% do lucro total do mercado de smartphones, comparado com 18,8% no mesmo período no ano passado. Apesar do crescimento expressivo, o resultado ainda está longe de ameaçar a líder do segmento.
A Apple, que deteve mais de dois terços dos lucros no terceiro trimestre de 2019, viu sua participação cair para 60,5%. Um dos motivos foi o atraso no lançamento da atualização anual do iPhone, que geralmente acontece em setembro.
O resultado da Samsung reforça dados divulgados pela própria marca, em relatórios que destacaram a melhor distribuição nas vendas entre aparelhos premium, que possuem margens de lucro maiores.
Em termos de faturamento no setor de celulares, a Apple novamente lidera, com 29,5%, seguida pelos 22,6% da Samsung. A diferença nas duas métricas se explica pelo fato da Apple vender menos aparelhos, mas com uma margem de lucro desproporcionalmente maior.
Números de diferentes consultorias de mercado apontam que a Samsung detém 22% do mercado de celulares, em número de aparelhos vendidos no terceiro trimestre, seguida por Huawei (14%), Xiaomi (13%) e Apple (11%).