Link no Instagram: veja como usar nos Stories, na bio e em publicações

Aprenda a adicionar link na bio e a compartilhar publicações da rede social.



Usar links no Instagram é possível de diversas formas, embora a rede social não permita adicionar links clicáveis. Uma das possibilidades é o famoso “link na bio”, único espaço da rede social que permite a adição de URLs, além do Instagram Stories. Nas histórias, o tão almejado recurso “arrastar para cima” está disponível apenas para perfis verificados e contas comerciais com mais de 10 mil seguidores.

O que alguns não sabem é que o Instagram permite compartilhar os links das publicações feitas na própria rede social em plataformas externas. Com isso, os usuários podem compartilhar seu perfil com amigos, além de enviar posts dos Stories e vídeos do IGTV. Confira a seguir, todas as formas de usar links no Instagram.

Como o Instagram não permite links clicáveis nas publicações e comentários, usuários que precisam destacar um endereço eletrônico específico costumam colocá-lo na biografia do perfil, já que a seção contém um espaço reservado para a adição de links. O procedimento é simples: ao editar o perfil, basta colar o link desejado no campo “Site” e salvar as alterações.

Quem quiser adicionar mais de um link na bio pode recorrer ao site Link.Bio, que gera uma única página com várias URLs, ou à ferramenta Linktree. Muito utilizada por influenciadores e empresas, a plataforma condensa, em um único link, todas as páginas que precisam ser divulgadas, em formato de lista. O destaque do serviço é a possibilidade de acompanhar estatísticas de cliques e visualizações.

Há também um truque que permite adicionar um link no Instagram para o WhatsApp. Ao tocar no endereço, o usuário é redirecionado para uma janela de conversa no mensageiro. O recurso é ideal para contas comerciais, que têm um número específico para atendimento de clientes na versão Businessdo app de mensagens.

O famoso recurso “arrastar para cima” é bastante procurado por quem quer inserir links nos Stories do Instagram. A função é ideal para divulgar conteúdos produzidos fora da rede social, como textos em blogs, produtos para vendas e vídeos mais longos. Infelizmente, a ferramenta está disponível apenas para contas verificadas ou perfis comerciais com mais de 10 mil seguidores. Se você é um usuário comum, terá que se contentar com o tradicional “link na bio”.

Ao compartilhar o próprio perfil do Instagram, muitos usuários informam apenas o nome após o “@”. A ideia é que a pessoa encontre a conta manualmente, pela ferramenta de busca da rede social. O que nem todo mundo sabe é que há um caminho bem mais prático: gerar um link para a página. Basta abrir o perfil desejado, tocar nos três pontinhos do canto superior direito e selecionar “Copiar URL do perfil”. O link pode ser compartilhado no Facebook, Twitter, WhatsApp e outras plataformas. Quem clicar na URL será redirecionado direto para o perfil.

É possível compartilhar publicações próprias e de outros usuários através de links. No IGTV, o procedimento se resume a tocar nos três pontos na parte inferior do vídeo e selecionar o botão “Copiar link”. Com a URL na área de transferência, basta colá-la onde quiser.

Compartilhar links dos Stories também não é nenhum mistério. As histórias do Instagram têm um botão de compartilhamento que permite aos usuários enviar a publicação para outras redes sociais ou WhatsApp. Basta abrir o story desejado, tocar nos três botões do canto inferior direito, selecionar a opção “Compartilhar em…” e escolher o canal de envio.

É possível, ainda, obter o link de fotos e vídeos postados no feed. Para isso, abra a publicação desejada, toque nos três pontos do canto superior direito e selecione “Compartilhar em…”, assim como nos Stories. Você também pode optar pelo botão “Copiar link”. Neste caso, será necessário colar a URL manualmente na plataforma desejada. O passo a passo também é útil nos casos em que é preciso incorporar um post a algum site.

João Pedro:
Related Post