A LG Electronics Inc, da Coréia do Sul, vai encerrar sua divisão móvel deficitária após não conseguir encontrar um comprador, uma medida que deve torná-la a primeira grande marca de smartphone a se retirar completamente do mercado.
Sua decisão de desistir deixará sua participação de 10% na América do Norte, onde é a marca número 3, para ser engolida pela Samsung Electronics e Apple Inc, com sua rival doméstica esperando a vantagem.
“Nos Estados Unidos, a LG tem como alvo modelos de preço médio – senão ultrabaixo – e isso significa que a Samsung, que tem mais linhas de produtos de preço médio do que a Apple, será mais capaz de atrair usuários LG”, disse Ko Eui- jovem, analista da Hi Investment & Securities.
A divisão de smartphones da LG registrou quase seis anos de perdas, totalizando cerca de US $ 4,5 bilhões. O abandono do setor altamente competitivo permitirá que a LG se concentre em áreas de crescimento, como componentes de veículos elétricos, dispositivos conectados e casas inteligentes, disse a empresa em um comunicado.
Em tempos melhores, a LG chegou cedo ao mercado com uma série de inovações em telefones celulares, incluindo câmeras ultra-grande angular e em seu pico em 2013, foi o terceiro maior fabricante de smartphones do mundo, atrás da Samsung e da Apple.
Mais tarde, porém, seus modelos principais sofreram com problemas de software e hardware que, combinados com atualizações de software mais lentas, fizeram com que a marca caísse continuamente a favor. Analistas também criticaram a empresa por falta de expertise em marketing em comparação com as rivais chinesas.
Embora outras marcas de celulares bem conhecidas, como Nokia, HTC e Blackberry também tenham caído de alturas elevadas, elas ainda não desapareceram completamente.
A participação global atual da LG é de apenas 2%. Ela vendeu 23 milhões de telefones no ano passado, o que se compara a 256 milhões da Samsung, de acordo com o provedor de pesquisas Counterpoint.
Além da América do Norte, tem uma presença considerável na América Latina, onde se classifica como a marca nº 5.
Embora marcas chinesas rivais, como Oppo, Vivo e Xiaomi não tenham muita presença nos Estados Unidos, em parte devido às relações bilaterais geladas, suas ofertas de produtos de baixo a médio alcance e da Samsung deverão se beneficiar da ausência da LG na América Latina América, disseram analistas.
A divisão de smartphones da LG, a menor de suas cinco divisões responsável por cerca de 7% da receita, deve ser encerrada em 31 de julho.
Na Coreia do Sul, os funcionários da divisão serão transferidos para outras empresas e afiliadas da LG Electronics, enquanto em outros lugares as decisões sobre emprego serão tomadas em nível local.
Analistas disseram que foram informados em uma teleconferência que a LG planeja reter suas patentes de tecnologia de núcleo 4G e 5G, bem como pessoal de P&D, e continuará a desenvolver tecnologias de comunicação para 6G. Ainda não foi decidido se vai licenciar essa propriedade intelectual no futuro, acrescentaram.
A LG fornecerá suporte de serviço e atualizações de software para clientes de produtos móveis existentes por um período de tempo que varia de acordo com a região, acrescentou.
As negociações para vender parte do negócio ao Vingroup do Vietnã fracassaram devido a diferenças nos termos, disseram fontes com conhecimento do assunto.
As ações da LG Elec subiram cerca de 7% desde o anúncio de janeiro de que estava considerando todas as opções para o negócio.