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Número de adolescentes ativos no Facebook vai diminuir, segundo eMarketer, o que vai ‘puxar para baixo’ o crescimento total da rede social em comparação com outras páginas.
Os adolescentes e jovens adultos dos Estados Unidos migraram paulatinamente do Facebook para o Instagram e o Snapchat, atraídos pelo perfil mais visual destas redes sociais, segundo um estudo da empresa eMarketer publicado na terça-feira (22).
O Facebook
Na faixa de 12 a 17 anos, o número de “usuários mensais ativos” (que entram ao menos uma vez por mês) do Facebook nos Estados Unidos “diminuirá 3,4% em comparação com 2016, para 14,5 milhões”. Essa é uma redução que “se acelera”, pois a queda no ano passado foi de apenas 1,2%, aponta a eMarketer.
A diminuição observada entre os mais jovens “puxa para baixo” o crescimento do número total de usuários do Facebook, que se espera que aumente 2,4%, até 172,9 milhões de pessoas, nos EUA.
Segundo a eMarketer, o Instagram – que é do Facebook – e o Snapchat se beneficiam deste desinteresse.
“Vemos adolescentes e adultos jovens migrando para o Snapchat e o Instagram. Ambas as plataformas são bem-sucedidas porque estão mais em sintonia com a sua forma de se comunicar, ou seja, com os conteúdos visuais”, explica o analista Oscar Orozco, citado no estudo.
O Snapchat
A pesquisa de mercado prevê também que a quantidade de usuários do Snapchat nos Estados Unidos crescerá 25,8%, até 79,2 milhões, um aumento impulsado pelos jovens de 18 a 24 anos, que deveriam aumentar para 24,4 milhões (+19,2% em relação ao ano passado), mais numerosos do que no Facebook, que atrairá 23,5 milhões.
Como resultado, “pela primeira vez” este ano, a eMarketer prevê que adolescentes e jovens adultos (12 a 24 anos) sejam mais numerosos no Snapchat do que no Facebook ou no Instagram.
O Instagram
Os usuários do Instagram aumentarão 23,8% em 2017, até chegar a 85,5 milhões, dos quais 22,1 milhões terão entre 18 e 24 anos. Os menores de 12 anos aumentarão 19% e os que estão na faixa de 12-17 anos aumentarão 8,8%, segundo a eMarketer.