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Daqui 5 anos você vai me agradecer por compartilhar essa notícia. Sim, é uma recomendação de investimento, mas quem toma a decisão é você. Mas vou te dar bons motivos para isso.
Essas empresas de fintech tornaram-se participantes importantes no comércio de bitcoins.
Em 2009, um indivíduo conhecido apenas pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto criou o que se tornou a maior criptomoeda do mundo: Bitcoin. Desde aquela época, os preços do Bitcoin dispararam e despencaram repetidamente em uma exibição estonteante de volatilidade. Mas mesmo com essas oscilações frenéticas de preço a moeda que começou a ser vendida por centavos de dólar em 2009 está avaliada hoje em mais de 52.000,00 dólares por unidade.
Se as preocupações com essa moeda digital o levaram a evitar apostar diretamente em uma classe de ativos que não tem uma tese de investimento clara (ou em uma moeda digital que é relativamente difícil de gastar no mundo real), a PayPal e Square são empresas que agora oferecem alguma exposição ao Bitcoin sem o mesmo nível de risco.
Aqui está o que os investidores devem saber.
A importância do Bitcoin
Em maio de 2018, a Square começou a permitir que usuários do Cash App comprem e vendam Bitcoin. O PayPal seguiu o exemplo com sua carteira digital em 2020 e planeja adicionar o recurso ao Venmo no verão de 2021. Além disso, um relatório da Pantera Capital indica que ambas as empresas de fintech estão comprando agressivamente a moeda digital. Novos Bitcoins são criados de acordo com uma fórmula fixa e a quantidade de novas moedas criadas acabará quando chegar a 21 milhões. De acordo com a Pantera Capital, a Square e o PayPal juntos estão comprando mais de 100% dos Bitcoins recém-extraídos atualmente. Em outras palavras, eles estão comprando cada novo token criado, assim como alguns já em circulação.
Durante a recente teleconferência de resultados do PayPal, o CEO Dan Schulman indicou que os usuários responderam com grande entusiasmo ao lançamento do Bitcoin da empresa. Ainda mais empolgante, Schulman reiterou o plano da empresa de habilitar o Bitcoin como método de pagamento em qualquer um dos 29 milhões de comerciantes do PayPal no final deste trimestre.
Embora o PayPal tenha começado a oferecer este serviço e ainda não tenha fornecido detalhes financeiros específicos, o Bitcoin se tornou um grande contribuidor para o faturamento da Square. Na verdade, as vendas de Bitcoin aumentaram de US $ 34 milhões no primeiro trimestre fiscal de 2018 para US $ 1,6 bilhão no terceiro trimestre fiscal de 2020 – um aumento de 4.600% em menos de três anos.
No entanto, a receita do Bitcoin vem com margens incrivelmente baixas – no trimestre mais recente, a margem bruta da Square sobre o Bitcoin foi de apenas 2%. Em outras palavras, apesar de representar a maior parte da receita da Square, a contribuição do Bitcoin para os resultados financeiros é insignificante. Então, qual é o ponto?
Para PayPal e Square, o Bitcoin é uma forma de envolver os usuários. É mais um recurso que aprimora seus ecossistemas de aplicativos móveis. E à medida que essas empresas de fintech adicionam novos usuários, é mais provável que esses usuários se envolvam em outras atividades geradoras de lucro.
Por exemplo, o aplicativo Cash da Square também permite aos usuários enviar transferências peer-to-peer, transferir fundos instantaneamente para contas bancárias, receber depósitos diretos, comprar e vender ações e fazer compras usando o cartão Square Cash. E os usuários que adotam dois ou mais desses serviços realizam transações três a quatro vezes mais frequentemente e geram três a quatro vezes mais lucro bruto do que outros usuários. Além disso, no terceiro trimestre do ano fiscal de 2020, 23% dos consumidores do Cash App eram usuários diários em comparação com 15% no terceiro trimestre do ano fiscal de 2018. Em outras palavras, a estratégia da Square está funcionando e o PayPal provavelmente verá benefícios semelhantes.
Os benefícios do Square e PayPal
Em comparação com a compra imediata do Bitcoin, a Square e o PayPal têm negócios prósperos fora da criptomoeda.
Essas empresas de fintech desenvolveram ecossistemas de produtos altamente envolventes que capacitam vendedores e consumidores. Quer seja a capacidade de aceitar pagamentos digitais, investir em criptomoeda ou transferir dinheiro para amigos ou familiares, o PayPal e o Square fornecem serviços realmente valiosos. Além disso, ambos construíram redes consideráveis protegidas por fossos fortes, criando uma barreira de entrada (algo que falta ao Bitcoin). E isso se traduziu em riqueza tangível e crescimento significativo da receita.
Métrica | 2017 | TTM | Mudar |
---|---|---|---|
Receita do PayPal |
$ 13,1 bilhões |
$ 21,5 bilhões |
64% |
Receita quadrada |
$ 2,2 bilhões |
$ 7,7 bilhões |
246% |
Por fim, os pagamentos digitais e o comércio eletrônico estão se tornando cada vez mais comuns em todo o mundo. E nos próximos anos, os ventos favoráveis dessas tendências devem ajudar o PayPal e a Square a continuar a criar valor para todas as partes interessadas, mesmo que o valor do Bitcoin evapore.
Uma palavra final
Nenhum investimento é isento de riscos, nem qualquer classe de ativo tem garantia de ganho de valor ao longo do tempo.
O PayPal e o Square permitem que os investidores se beneficiem da mania em torno do Bitcoin, além de investir na criptomoeda. Dito de outra forma, os acionistas do PayPal e da Square se beneficiam da compra e venda de Bitcoin e aumentam seus lucros à medida que o valor do ativo aumenta.