Software de reconhecimento de objetos da Amazon, Rekognition, consegue identificar, com precisão, diferentes tipos de emoção.
A inteligência artificial (IA) da Amazon agora sabe quando você está com medo. A companhia anunciou, em conteúdo publicado recentemente pela CNBC, que seu software de reconhecimento de objetos, apelidado de Rekognition, agora tem “melhor precisão para detecção de emoções”, incluindo calma, confusão, felicidade e, até, medo.
O Rekognition é um sistema de redes neurais treinadas em big data, ou seja, com o auxílio de milhões de fotos e vídeos. Com essas informações, o software aprende a identificar e rotular textos, atividades, “comportamento inapropriado”, pessoas e rostos. E, embora a Amazon tenha informado a adição do medo como uma melhoria da IA, ela é apenas uma de muitas.
Além de reconhecer emoções, a Amazon diz que o Rekognition agora também identifica melhor sexo e faixa etária. Combinado com os outros objetos que ele pode diferenciar, fica claro que a Amazon quer que o software seja capaz de detectar e rotular qualquer tipo de imagem lançada nele. E a situação fica um pouco mais assustadora: a ferramenta já está sendo implantada pela polícia para identificar rostos.
Não há explicação de como exatamente as redes neurais do Rekognition identificam essas emoções, mas, obviamente, ele localiza padrões nos rostos quando eles são contorcidos para refletir diferentes estados emocionais. Apesar disso, a CNBC observa que muitos especialistas dizem que as mudanças em um rosto não refletem necessariamente alterações na emoção — um padrão que o Rekognition provavelmente pode ser capaz de verificar ou descartar em um futuro próximo.