O Instagram está testando novas maneiras de verificar a idade das pessoas que usam seu serviço, incluindo uma ferramenta de inteligência artificial de varredura de rosto.
O novo recurso, ainda em teste, faz com que amigos em comum verifiquem sua idade ou façam upload de um documento de identidade.
A Meta, que possui o Facebook e o Instagram, disse que a partir de quinta-feira, se alguém tentar editar sua data de nascimento no Instagram de menores de 18 a 18 anos ou mais, será necessário verificar sua idade usando um desses métodos.
O uso de IA de varredura de rosto, especialmente em adolescentes, levantou alguns alarmes na quinta-feira, dada a história conturbada da mãe do Instagram, Meta, quando se trata de proteger a privacidade dos usuários.
O Instagram, criticado por defensores da segurança para manter as crianças fora do aplicativo e impedir que os adolescentes vejam conteúdo nocivo, está testando novas maneiras de verificar a idade dos usuários. Entre eles: rodar selfies de vídeo dos usuários por meio de uma inteligência artificial que pode determinar se eles são adultos.
O aplicativo de propriedade da Meta Platforms começou recentemente a exigir que os usuários enviem sua data de nascimento para verificar se têm mais de 13 anos e estão qualificados para usar o Instagram. A empresa também introduziu novas configurações de privacidade para jovens de 13 a 18 anos, incluindo controle dos pais. Agora, se alguém tentar mudar seu perfil para dizer que é adulto, o Instagram tem algumas opções além de enviar uma carteira de identidade pessoal.
A partir dos EUA, o Instagram aceitará selfies em vídeo, que a Meta enviará à empresa de verificação de identidade Yoti. “A tecnologia do Yoti estima sua idade com base em suas características faciais e compartilha essa estimativa conosco”, disse o Instagram em comunicado. “Meta e Yoti excluem a imagem.”
O Instagram está fazendo as mudanças como parte de um compromisso de elevar seus padrões de proteção aos adolescentes. Essa promessa veio depois que um denunciante testemunhou em outubro que o Facebook havia priorizado o lucro sobre o bem-estar dos usuários, especialmente os adolescentes.
A Yoti disse que treinou a IA por meio de “imagens anônimas de diversas pessoas de todo o mundo que permitiram de forma transparente que a Yoti usasse seus dados”. Ele tem conhecimento de como são os menores de 13 anos por causa de imagens obtidas com o consentimento dos pais, acrescentou.
Se os usuários não quiserem enviar um vídeo ou ID, eles também podem pedir a três usuários adultos que confirmem por eles. Esses usuários receberão uma solicitação para confirmar a idade da pessoa, devem responder dentro de três dias e não devem garantir nenhuma outra pessoa ao mesmo tempo.