O Instagram começou a testar uma maneira de compartilhar posts com um grupo mais limitado de amigos. Chamado de favoritos, o recurso tenta melhorar as listas de amigos da rede social, incentivando os usuários a publicar com mais frequência, dando-lhes mais controle sobre o público.
Se ele for lançado de forma ampla, o recurso pode transformar o Instagram no lugar padrão para compartilhar para mais grupos de amigos – e reformular a dinâmica social do Instagram no processo.
Antes de o Instagram ter desenvolvido favoritos, os usuários tentaram criar versões para eles mesmos. Eles criaram os chamados ” Finstagrams ” – as contas privadas do Instagram seguiram apenas um punhado de seus amigos mais próximos. Ou publicaram fotos publicamente e depois as eliminaram depois que seus amigos íntimos as reconheceram com um tipo similar.
Cada uma dessas abordagens apresentava falhas próprias. Devido a pressões sociais, o número de seguidores de uma conta privada muitas vezes aumentou em centenas. As pessoas com contas privadas muitas vezes acabam usando Instagram menos como resultado, diz a empresa.
“AS PESSOAS ESTÃO TENTANDO INVADIR O INSTAGRAM PARA CRIAR PÚBLICOS MENORES”. diz Robby Stein, líder do produto no Instagram.
A solução da empresa é favoritar, mas como? Uma lista de seus amigos mais próximos que você pode editar a qualquer momento. O Instagram está testando a característica entre uma pequena porcentagem de usuários a partir dessa semana, com o objetivo de expandi-la de forma mais ampla nos próximos meses. “Nós realmente queremos entender isso”, diz Stein.
Ainda assim, parece provável que os favoritos venham a todos os usuários. O recurso está há mais de um ano em construção e quase todas as partes do aplicativo foram modificadas para acomodá-lo.
Quando você cria uma publicação regular ou uma postagem da história, você verá novas opções para compartilhá-las com seus favoritos. Quando você fizer isso, a publicação será visível apenas para as pessoas da sua lista – e é denotado por um emblema “favorito” verde na postagem. O seu perfil do Instagram também obtém uma nova guia de favoritos, denotada por uma estrela, que contém todas as publicações não-efêmeras que você compartilhou com seus favoritos ao longo do tempo.
Ninguém é notificado quando você os adiciona ou os remove na lista. Eles sabem que são seus favoritos apenas quando vêem um emblema verde “favorito” no topo de suas postagens. Eles não podem solicitar que sejam adicionados à sua lista através do aplicativo. E se você os remover de seus favoritos, eles perdem o acesso a todas as suas postagens privadas. Se eles visitarem a guia de favoritos em seu perfil, ele parecerá estar vazio.
Essas nuances são projetadas para enfrentar um problema persistente nas redes sociais: listas de amigos projetadas para incentivar mais compartilhamento privado têm sido historicamente falhas. Anos atrás, o co-fundador da Foursquare, Dennis Crowley, me disse que o pedido superior dos usuários tinha sido uma opção para fazer check-ins visíveis apenas para um pequeno grupo de amigos. Foursquare construiu o recurso, Crowley me disse, mas quase ninguém o usou.
O Facebook, que possui Instagram, tem listas de amigos próprias. Mas sua implementação sempre foi um pouco desajeitada, e eles parecem ser relativamente subutilizados. As listas do Twitter diferem em que são públicas e a empresa não fez melhorias em muitos anos.
O Instagram está apostando que pode fazer com que a lista de amigos seja mais bem sucedida, simplificando-a. Ao contrário do Facebook, você terá uma única lista para gerenciar. Ao contrário do Twitter, a lista é privada. E ao contrário de qualquer que eu tenha visto, a lista do Instagram tem um toque visual. O emblema verde “favorito” é uma coisa pequena, mas sinaliza seu carinho aos seus amigos que a vêem, de uma forma que eu suspeite que vai construir uma sensação de intimidade. Ver um post de favoritos aninhado entre todas as outras postagens no seu feed, parece um bônus.
Não há limite para o número de pessoas que você pode adicionar, embora a empresa espera que a maioria das pessoas adicione entre 10 a 30 pessoas. O objetivo final da Instagram, diz Stein, é “fortalecer os relacionamentos através de experiências compartilhadas”.
“A melhor versão do Instagram é aquela em que você se sente mais perto das pessoas com quem você está conectado, porque você está no Instagram juntos do que você faria em qualquer outro produto do mundo”, diz Stein. “Mesmo se você mora em todo o mundo, você sente que está com eles. Isso é algo que queremos direcionar como o principal foco do produto “.
Fonte: The Verge.