Instagram: os maiores mitos por trás do Reels para aumentar seu público

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Você está usando o Reels para aumentar seu público? Se sim, cuidado com os maiores mitos por trás dessa estratégia. Aqui, desmascaramos alguns dos equívocos mais comuns e damos a você a verdadeira colher sobre como usar o Reels de forma eficaz.


Se você deseja aumentar seus seguidores organicamente no Instagram, não é segredo que o Reels devem ser seu novo melhor amigo.

Depois que o TikTok explodiu, o Instagram rapidamente se mexeu em meados de 2020 para acompanhar o novo amor do mercado por conteúdo de vídeo de formato curto . Já faz alguns anos desde que o Instagram lançou o recurso de Reels em um esforço para competir com o TikTok e, embora muitas marcas tenham entrado no movimento do Reels, outras ficaram à margem, perdendo exposição e oportunidades gratuitas massivas.

Mas não é necessariamente sua culpa. Quando você vê outras marcas usando Reels de maneiras que não parecem autênticas ou alinhadas com sua marca, é fácil descartar completamente a ideia e voltar às suas estratégias de conteúdo anteriores.

Qual o problema com isso? Você eventualmente se perde no algoritmo. Você percebe uma queda no engajamento. Seu crescimento diminui. Você pode ter o melhor conteúdo no aplicativo, mas como você não está compartilhando no formato de Reels preferido, o Instagram torna muito mais difícil para você crescer.

Minha missão é ajudá-lo a evitar esse cenário louco! Depois de decifrar o código para o Reels e desenvolver minhas próprias estratégias, bem como meus clientes em diferentes indústrias em todo o mundo, notei que uma grande razão pela qual os empresários não usam o Reels é por causa de cinco grandes mitos:

1. Seus Reels devem ser de alta produção

Você rolou o Instagram e os viu: os vídeos profissionalmente iluminados e meticulosamente editados que parecem ter sido produzidos em um set de filmagem de Hollywood. Você pensa consigo mesmo: “Não há como eu fazer isso todos os dias, muito menos uma vez. Eu já tenho muito no meu prato do jeito que está”.

Boas notícias! Embora ter uma boa iluminação certamente não prejudique, os usuários da plataforma estão procurando por uma coisa importante em seu conteúdo: autenticidade.

Se você deseja atrair seguidores reais, precisa mostrar a eles que você e sua marca são pessoas reais. Isso significa pegar seu iPhone, pressionar gravar, adicionar uma legenda e postar. Se você quiser tentar alguma edição de pós-produção, faça isso, mas saiba que não é necessário criar Reels que se tornem virais. Se você ainda não acredita, repare nos últimos Reels que você recebeu de um amigo ou algum Reels que você achou tão bom que teve que assistir repetidamente. As chances são de que um deles não tenha qualidade de estúdio, mas sim filmado em um bom iPhone antiquado.

2. Você tem que dançar

Embora este me faça rir toda vez que um cliente pergunta, eu entendo por que é um obstáculo sério para muitos empreendedores.

Se você não cresceu se apresentando em palcos, se você simplesmente não quer se sentir como um macaco dançando para chamar atenção, você não precisa. A dança funciona para algumas marcas pessoais e empresas porque elas gostam. A chave para fazer os Reels funcionarem para você e sua marca é escolher um formato que pareça alinhado.

Existem inúmeras opções além da dança. Você pode sentar no estilo de entrevista falando diretamente para a câmera, contar uma história usando apenas fotos ou falar em cima de um vídeo (também conhecido como narração). Você não precisa dançar no vídeo para aumentar seu público.

3. Eles precisam ser curtos

Nada vai matar seu fluxo criativo (e a oportunidade de se tornar viral) mais do que ficar fixado em fazer seus Reels de um comprimento específico. Quando se trata de obter mais seguidores com Reels, não há necessidade de se colocar em uma caixa e ajustar seus vídeos para serem os mais curtos possíveis.

Embora seja verdade que a atenção das pessoas está diminuindo a cada ano, o mercado sempre consumirá um bom conteúdo – independentemente de sua duração. A chave é torná-lo bom. Em vez de se concentrar no comprimento, concentre-se na mensagem.

Ao criar seu próximo Reels, dê a si mesmo permissão para não pensar na duração, mas pense em quão bem sua mensagem ressoará com seu público ideal. Fazer isso é uma maneira infalível de chamar a atenção e manter a atenção, independentemente de quantos segundos seu Reels tenha. As pessoas não se importam com o comprimento de um Reels se ele estiver engajando o tempo todo.

4. Se o seu Reels não se tornar viral da noite para o dia, não há chance

Da próxima vez que você postar um Reels e ele não acumular milhões de visualizações nas primeiras 24 horas, não ache que ele flopou (não vingou). Graças ao algoritmo do Instagram, os Reels podem ser enviados para a página de exploração dias, semanas e até meses depois de serem postados.

Então, em vez de ficar obcecado em se tornar viral nas primeiras 24 horas, concentre-se em tornar seu conteúdo o mais perene possível, sabendo que ele pode se tornar viral dias depois de já ter sido postado.

5. Você precisa postar várias vezes ao dia para obter alguma tração

Esta é sem dúvida a minha parte favorita sobre Reels. Você pode se tornar viral ou pelo menos acumular dezenas de milhares de visualizações com seu primeiro Reels. Já vi isso acontecer e não é incomum. Você não precisa postar cinco Reels por dia para que funcione, mas precisa ser consistente.

Ser consistente parece diferente para todos, então seu trabalho é escolher uma frequência que pareça realmente factível, para que você possa mantê-la. Para alguns, isso acontece uma vez por dia. Para outros, pode ser três vezes por semana. A chave é decidir sobre sua versão de consistência e mantê-la, para que seu público possa aprender a confiar em você e contar com sua exibição no feed deles.

Postar Reels, muito menos QUALQUER tipo de conteúdo apenas para postar é sempre uma maneira infalível de fazer com que seu conteúdo caia. Toda vez que você aparecer online deve ser com intenção e apoiado por estratégia.

Você tem um negócio para administrar e seu tempo gasto nas mídias sociais deve tornar sua vida mais fácil – não mais difícil. Os Reels podem ajudá-lo a fazer isso quando você implementa uma estratégia que se sente alinhada com a SUA marca exclusiva.

 

Arnaldo Alves é Estrategista em Marketing Digital há mais de 10 anos e ajuda empresários e profissionais a criar uma presença digital marcante para vender no Instagram.

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