Impulsionadas pelo isolamento social, as lives se tornaram mais populares nas redes sociais.
Agora, um lançamento anunciado pelo Instagram deve tornar o formato ainda mais atrativo. A plataforma começou a testar uma função que permitirá ganhar dinheiro com as transmissões ao vivo.
A nova função, ainda em fase de testes nos Estados Unidos, será disponibilizada para perfis de empresas e criadores de conteúdos. A liberação dos recursos ainda é limitada, mas a previsão é que ela seja lançada em outros países, incluindo o Brasil.
O lançamento consiste nos chamados “badges”, espécie de “selo” que os usuários podem comprar para apoiar os criadores de conteúdo e ter seus comentários em destaque durante a transmissão, como já acontece no YouTube. Nos EUA, segundo o TechCrunch, os “selos” em formato de coração custarão entre R$ 4,90, R$ 10,90 e R$ 27,90.
Os selos aparecerão próximos ao nome de usuário à medida que ele comentar a transmissão ao vivo. A aquisição será limitada a uma compra por live e funcionará como uma espécie de gorjeta virtual. Eles estarão disponíveis também em formato de estrela no Facebook Live.
Outra fonte de receita estudada pelo Instagram é a inserção de anúncios em vídeos do IGTV. Inicialmente, o usuário irá visualizar a publicidade — em formato de vídeo e com duração de até 15 segundos — no momento em que clicar nos vídeos no feed da plataforma. Os testes da nova função serão feitos com um pequeno grupo de criadores e anunciantes. Segundo a empresa, pelo menos 55% do lucro com a publicidade deverá ficar com produtor de conteúdo.
Em comunicado, o diretor de operações do Instagram, Justin Osofsky, afirmou que os criadores têm diferentes necessidades e ambições. “Fornecer uma variedade de ferramentas de monetização é crucial para dar suporte a todos os criadores do Instagram, de estrelas digitais emergentes a artistas estabelecidos. […] Estamos empolgados em adicionar esses dois novos fluxos de receita ao conjunto de ferramentas para criadores de conteúdo para ajudá-los a gerar receita adicional para impulsionar seu trabalho”.
Inicialmente, o Instagram não terá participação na receita das vendas dos selos. Mas, segundo o TechCrunch, ele deverá passar receber um percentual do valor no futuro.
Os testes com anúncios estão sendo feitos para analisar o comportamento dos canais, já que interromper a experiência do espectador enquanto está assistindo o vídeo pode afetar as visualizações. A empresa informou ainda que irá testar a capacidade de pular anúncios, para garantir que a nova função seja útil para usuários, criadores e anunciantes.