Instagram confirma que está trabalhando em um feed de ‘Histórias verticais’

O Instagram está desenvolvendo um novo recurso que pode dar ao seu aplicativo uma sensação mais parecida com o TikTok: Histórias verticais do Instagram.


 

 Hoje, os usuários navegam nas Histórias por meio de toques e deslizamentos horizontais – um recurso que o Instagram adotou do Snapchat. Mas agora, as histórias estão fora de moda. Até o Snapchat está pegando ideias emprestadas do TikTok. Seu recente lançamento do Spotlight , por exemplo, é seu próprio clone do TikTok.

De muitas maneiras, o deslizamento vertical parece mais natural do que os toques e movimentos horizontais. Afinal, é assim que os usuários navegam muito na web móvel, bem como outros recursos-chave em uma variedade de aplicativos sociais, como o Feed de notícias do Facebook ou a página inicial do YouTube.

Dito isso, transformar as histórias do Instagram em um feed vertical seria uma mudança notável, e poderia potencialmente definir o cenário para uma mudança de conteúdo mais estático – como as fotos e postagens de feed compartilhadas que ainda costumam preencher a seção de histórias hoje. Em um feed de “Histórias verticais”, por outro lado, o Instagram provavelmente priorizaria as postagens de vídeo em vez de imagens para competir melhor com o TikTok, da mesma forma que está atualmente ajustando seus algoritmos e design geral  para priorizar os Reels. (Uma virada de dial que já foi aproveitada por criadores indie para aumentar significativamente o número de seguidores, na verdade).

Sua captura de tela mostra uma interface de usuário simples com um texto que diz:  Agora você pode deslizar para cima e para baixo para navegar nas histórias  e, em seguida, um grande botão azul denominado “Histórias verticais”.

Paluzzi disse ao TechCrunch que o recurso ainda não foi lançado. Em vez disso, ele o desenterrou do código do Instagram.

O Instagram confirmou ao TechCrunch que o recurso está sendo construído, mas ainda não foi divulgado ao público no momento.

“Este é um protótipo inicial e não está sendo testado no Instagram”, disse um porta-voz da empresa.

Um protótipo pode nunca chegar a ser lançado ao público, é claro, mas sua existência diz algo sobre que tipo de ideias o Instagram está considerando como um meio de oferecer um desafio melhor ao TikTok.

Hoje, o rival TikTok da empresa, Reels, foi colocado na plataforma por meio da página de exploração do Instagram, onde Reels está na primeira posição. Ao clicar no vídeo Momentos aqui, você é levado para uma nova interface de usuário, onde então desliza verticalmente pelos vídeos, semelhante ao TikTok.

Isso não parece certo, e o lançamento do novo formato aumentou a desordem do Instagram. Hoje, o aplicativo tem todos os tipos de lugares onde os usuários podem publicar seus vídeos, incluindo no Feed, como Histórias, como conteúdo IGTV de formato mais longo e agora Reels. É muito.

O Instagram sabe que esse arranjo não está funcionando bem. Como o chefe do Instagram Adam Mosseri disse recentemente ao The Verge , a maioria das pessoas provavelmente nem entende a diferença entre o conteúdo da IGTV e os vídeos postados no Instagram, por exemplo. Ele disse que a empresa também está procurando maneiras de simplificar e consolidar suas ideias.

Embora seus comentários tenham se concentrado na confusão entre as postagens de vídeo normais do Instagram e IGTV, também há uma sobreposição significativa entre o conteúdo de vídeo vertical das Histórias do Instagram e os Reels. Um feed de “Histórias verticais” poderia permitir uma combinação eventual desses formatos – vídeos de histórias e Momentos, talvez.

Não está claro se isso é o que o Instagram tem em mente, no entanto. A rede social pode estar apenas tentando fazer a transição de outra parte de seu aplicativo para o feed vertical mais moderno, conforme a demanda pelo formato tradicional de Histórias diminui.

João Pedro:
Related Post