Como o Instagram se tornou a arma mais poderosa da indústria da música

Para entender o poder que o Instagram detém para a indústria da música, basta apenas ver a foto de gravidez da Beyoncé que recebeu mais de 11 milhões de curtidas.


Se você estivesse em qualquer site na Internet no dia 1 de fevereiro deste ano, você provavelmente viu a famosa foto da diva Beyoncé grávida olhando por de trás de um véu verde.

A imagem, com a notícia dos bebês gêmeos na sua legenda, foi compartilhada para os 100 milhões de seguidores da Beyoncé no Instagram e atingiu a marca de 11 milhões de curtidas – a imagem se orgulha hoje como a foto mais popular na história da Instagram.

Neste cenário – como na maioria dos cenários – certamente ajuda sendo a Beyoncé. Mas esse exemplo de sucesso no Instagram é apenas o fim extremo de uma tendência mais ampla: no quadro, o Instagram é enorme para a música, servindo como um canal exclusivamente viciante e orgânico entre artistas e fãs.

Não surpreendentemente, os usuários do Instagram são mais orientados para a música do que a população em geral. Eles passam 30% mais tempo ouvindo música a cada semana e são duas vezes mais propensos a pagar por um serviço de transmissão como Spotify.

Não só de celebridades vive o Instagram

O aplicativo também não é apenas uma diversão para vencedores de Grammy e Billboard. Artistas de todas os níveis, das super estrelas do pop às bandas do interior da cidade e compositores de quarto gravitam pelo Instagram para promover seu trabalho, documentar seu dia, buscar inspiração e interagir com os outros. Na verdade, é raro encontrar uma banda ativa, cantor (a) ou outro artista musical que não tenha uma conta Instagram.

Este caso de uso focado na música talvez não tenha sido o que o Instagram originalmente se propôs a fazer; na verdade, parece ser acidental. Mas a empresa de propriedade do Facebook agora está abraçando seu papel na vida dos artistas e trabalhando em estreita colaboração com a indústria da música para aproveitar ao máximo essa relação inesperada.

“Para os artistas, este é um verdadeiro espaço criativo onde eles podem alcançar uma comunidade de forma super efetiva, expressando sua voz visual da maneira mais rápida possível”, diz Lauren Wirtzer-Seawood, diretor de parceria musical da Instagram.

Os artistas não precisam confiar em todas as formas de comunicação de antigamente como propagandas de rádio. Quando eles querem anunciar que estão indo em uma turnê mundial e os ingressos estão disponíveis, muitos deles anunciam isso primeiro no Instagram.

 

Como os músicos utilizam o Instagram

Adele, Selena Gomez, Beck, Drake e Radiohead são apenas alguns dos músicos que compartilharam notícias de todos os tipos no Instagram nos últimos meses.

Para os artistas de gravação, o Instagram oferece um lugar para não apenas promover seus álbuns, provocar novas músicas e obras de arte, e publicar selfies. A rede social também permite que eles criem uma narrativa visual auto-organizada sobre suas vidas e personalidades.

Na verdade, não é tão diferente do tipo de “documente meu dia” ou “comportamento de mídia social auto-promocional” empregado pelo resto de nós. Isso acontece naturalmente na vida dos músicos.

“Eu posto tudo no meu Instagram”, diz Khalid, que recentemente superou 1 milhão de seguidores. “Às vezes eu uso isso para estrear as coisas. Diga que eu tenha uma música, eu vou publicar no Instagram.”

Além da ajuda em divulgar seus trabalhos musicais, os artistas se sentem mais próximos dos fãs compartilhando não apenas música, mas também sua vida pessoal e rotina de atividades do dia.

Para quem admira é uma forma de aproximação, de um amigo que está ali compartilhando com você sua vida. Os fãs agradecem.

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