O debate do Correio Talks teve a participação do superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira, que falou sobre os desafios enfrentados pelos empresários durante a pandemia da covid-19.
Pandemia, crise e reinvenção. Na edição do Correio Talks desta segunda-feira (19/12), o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, Valdir Oliveira, fez uma análise sobre um dos períodos mais difíceis enfrentados pelos empresários na capital. Devido à pandemia da covid-19, os donos dos próprios negócios precisaram se reinventar para não fechar as portas.
Foi nesse período de restrições que o Sebrae viabilizou um “novo olhar” para os microempreendedores. O primeiro passo, segundo o superintendente, foi compreender o tamanho do desafio a ser enfrentado. “Transformamos a consultoria em capacitação. Se estávamos dizendo que eles (microempreendedores) precisavam ter essa transformação, nós tínhamos que proporcionar isso. Então, uma das iniciativas foi juntar consultores em um encontro virtual e debatermos sobre os rumos que iríamos tomar”, afirmou.
Durante a pandemia, microempreendedores tiveram a oportunidade de ter orientações a custo zero, como forma de capacitação. “Foi um total de 650 mil horas de consultoria contratada de forma gratuita, desde o diagnóstico até o marketing”, frisou Valdir. Ainda de acordo com o superintendente, nos últimos quatro anos o Sebrae-DF disponibilizou mais de meio milhão de atendimentos.
O encontro, transmitido em todas as redes sociais e no site do Correio, também contou com a participação do consultor financeiro André Wehbe e o empresário Jony Rebouças.