Ainda sem uma luz no fim do túnel para a pandemia da COVID-19, vale tudo para conter o avanço da doença.
A Huawei registrou uma patente para um celular capaz de medir e informar a temperatura das pessoas, o registro foi solicitado no auge da primeira onda do novo coronavírus no ocidente e concedido na última semana.
A fabricante já tinha lançado modelos equipados com o recurso, assim como a rival de nicho Umidigi. O Honor Play 4, por exemplo, utiliza um sensor de infravermelho para detectar a temperatura de pessoas e objetos, permitindo identificar uma faixa entre -20 e 100 graus Celsius.
O intervalo é mais do que suficiente para detectar uma febre, um dos sintomas iniciais da COVID-19. Mais do que isso, o recurso pode ser usado para verificar a temperatura de preparo de receitas, ou até mesmo identificar líquidos quentes para pessoas com pouca sensibilidade térmica.
A patente não dá detalhes da implementação do recurso ou o grau de precisão da leitura. Ferramentas do tipo em celulares e smartwatches geralmente são acompanhadas de observações para consultar um médico antes de usar as informações obtidas no aparelho, ponto destacado no Umidigi A7S, por exemplo.