Este ano, no entanto, foi sinônimo de crescimento para a Samsung e Huawei, que aumentam ainda mais sua vantagem sobre a Apple.
Apesar de demonstrar queda, quando comparado com o mesmo período de 2018, o mercado de smartphones se mantém aquecido e movimentando milhões de dólares.
Dados de consultoria revelados pela Gartner mostram que a Samsung se mantém com uma liderança sólida, com mais de 10% acima da Apple em fatia do mercado. A Huawei, comprovando que a guerra comercial e as sanções comerciais não surtiram efeito, teve crescimento percentual de 3,6 pontos, quando comparado com o 3T de 2018.
A Apple, por outro lado, segue em discreta queda — assim como outros relatórios também apontam. Isso se dá por uma mudança no consumo internacional, que agora opta por aparelhos intermediários, prezando pelo custo-benefício. Neste quesito, a Samsung demonstra vantagem, afinal, oferece uma série de linhas nessa faixa com características parecidas.
A Xiaomi, curiosamente, também demonstrou queda. Apesar de serem apenas 0,2%, quando comparado com o ano passado, ela perde terreno considerável para a Huawei.
Os estudiosos da Gartner supõem que esse período de baixa é resultado da expectativa pelo 5G. A tecnologia vem sendo introduzida nos aparelhos tops de linha como versões alternativas, mas ainda não é uma adoção massiva. Espera-se que as vendas voltem a crescer no ano que vem, quando a conexão for introduzida em mais modelos.