Hospitais do Reino Unido estão usando blockchain para monitorar a temperatura das vacinas contra o coronavírus

0

Dois hospitais no Reino Unido estão usando ativamente a tecnologia blockchain para ajudar a manter a temperatura das vacinas contra o coronavírus antes de administrá-las aos pacientes.


 

As instalações do Serviço Nacional de Saúde em South Warwickshire, Inglaterra, estão usando tecnologia desenvolvida pela empresa britânica Everyware e pela organização norte-americana Hedera Hashgraph. Everyware usa sensores para monitorar equipamentos em tempo real, enquanto Hedera é um consórcio blockchain apoiado por empresas como Google e IBM .

Embora originalmente criado como o livro razão digital que sustenta o bitcoin, o blockchain foi adaptado por vários setores para aplicações fora do reino das finanças. A IBM e o Walmart , por exemplo, usaram blockchain para rastrear cadeias de suprimentos de alimentos e identificar contaminação potencial.

Tom Screen, diretor técnico da Everyware, disse à CNBC que seus sensores monitorariam a temperatura dos refrigeradores que armazenam vacinas. Em seguida, ele transmite os dados para sua própria plataforma em nuvem, onde são criptografados e, em seguida, repassados ​​para a rede blockchain de Hedera.

O objetivo dessa operação é manter um registro digital à prova de violação de vacinas sensíveis à temperatura, como as desenvolvidas pela Pfizer e BioNTech . Os hospitais, em tese, seriam capazes de detectar qualquer irregularidade no armazenamento das vacinas antes de aplicá-las aos pacientes.

A vacina da Pfizer deve ser armazenada em temperaturas abaixo de zero (-70 graus Celsius), e só pode durar em condições de dois a oito graus Celsius por até cinco dias, criando grandes obstáculos para a logística de distribuição.

As vacinas desenvolvidas pela Moderna e Oxford-AstraZeneca, no entanto, podem ser armazenadas em temperaturas que estão ao alcance de uma geladeira doméstica comum  por mais tempo .

O Blockchain viu muito entusiasmo em 2017, quando o valor de criptomoedas como o bitcoin disparou. Isso levou a vários projetos de grandes empresas, incluindo IBM e Walmart, bem como governos, atraídos pela promessa de substituir vários processos antigos baseados em papel para manutenção de registros.

Hoje, o burburinho em torno do blockchain parece ter diminuído, com quase nenhum teste e produtos baseados na tecnologia sendo anunciados por grandes corporações.

Questionado sobre por que o blockchain era necessário em vez de um banco de dados regular, Everyware’s Screen disse que “os dados mantidos em um banco de dados privado podem ser verificados em relação ao estado dos dados registrados no livro-razão público”.

“Os benefícios de um livro razão imutável para verificar a validade dos dados o mais próximo possível da fonte tem um efeito positivo na precisão da análise downstream, onde qualquer erro nos dados de origem seria ampliado nos conjuntos de dados de saída”, disse ele.

A Everyware competiu em um processo de licitação aberta envolvendo outros licitantes para fornecer seus serviços ao South Warwickshire NHS Foundation Trust, disse a Screen.

Notícia anteriorCashback? Na Méliuz, o plano é competir contra Nubank e Banco Inter
Próxima notíciaBitcoin cai 10% com o recuo do ritmo recorde de coleta