Na sexta-feira, Eddie Yue, o CEO da Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), disse que está discutindo um piloto técnico do e-CNY ou yuan digital com o Banco Popular da China (PBOC).
Aqui está o que Yue tinha a dizer sobre os julgamentos da moeda digital do banco central chinês ( CBDC ):
“O HKMA e o Instituto de Moeda Digital do Banco Popular da China estão discutindo o teste piloto técnico do uso do e-CNY, o renminbi digital emitido pelo PBOC, para fazer pagamentos transfronteiriços, e estão fazendo os preparativos técnicos correspondentes. Como o renminbi já está em uso em Hong Kong e o status do e-CNY é o mesmo do dinheiro em circulação, ele trará ainda mais conveniência para os turistas de Hong Kong e do Continente. Embora ainda não haja um cronograma para o lançamento do e-CNY, ele certamente oferecerá uma opção de pagamento adicional para aqueles em Hong Kong e no Continente que precisam fazer o consumo transfronteiriço. ”
Os dois bancos centrais já estão colaborando em projetos de blockchain. Um ano atrás, eles assinaram um acordo para permitir que o blockchain de financiamento comercial do PBOC interoperasse com o eTradeConnect de Hong Kong . A solução PBOC foi desenvolvida por seu Digital Currency Research Institute e era anteriormente conhecida como Bay Area Trade Finance Blockchain. Mas desde então se expandiu para o Continente e tem mais de 48 bancos participantes. No final de agosto, havia processado mais de RMB 191 bilhões (US $ 29 bilhões) em financiamento comercial. E o PBOC deseja expandir sua ligação à Europa.
Observamos anteriormente que os valores médios das transações em testes e-CNY aumentaram, o que pode significar maior uso para o comércio. No entanto, o renminbi digital do PBOC pretende ser apenas uma alternativa em dinheiro – referenciado aqui por Yue – e normalmente não se paga por transações comerciais significativas com dinheiro.
Na sexta-feira, Yue, do HKMA, também fez referência ao trabalho de moeda digital do banco central do HKMA (CBDC) com o Banco da Tailândia (BoT). Depois de publicar um relatório conjunto com o BoT no início deste ano, os dois bancos centrais estão agora trabalhando com a ConsenSys em novos experimentos.