A polícia de Londres, no Reino Unido, afirmou que fez a prisão de sete indivíduos relacionados ao grupo cibercriminoso Lapsus na tarde desta quinta-feira (24), segundo a BBC.
De acordo com um vazamento publicado na madrugada de hoje (24), o adolescente responsável pelo grupo havia alcançado uma fortuna de US$ 14 milhões por meio de crimes digitais.
As investigações continuam em andamento
Por serem menores de idade, as autoridades locais não divulgaram imagens, nomes ou mais detalhes sobre as prisões. “Sete pessoas entre 16 e 21 anos foram presas em conexão com uma investigação sobre um grupo de hackers. Todos foram liberados sob investigação. Nossas investigações continuam em andamento”, comentou a polícia.
A BBC ainda conversou com o pai de um dos jovens, que disse: “Eu nunca tinha ouvido falar sobre nada disso até recentemente. Ele nunca falou sobre hacking, mas ele é muito bom em computadores e passa muito tempo no computador. Eu sempre pensei que ele estivesse jogando”.
O grupo Lapsus ficou conhecido por conseguir acesso aos sistemas internos de grandes empresas e órgãos governamentais, entre eles, estão Microsoft, LG, Samsung, Claro, Vodafone, NVIDIA, Ministério da Saúde, Claro, ConecteSUS, Localiza e outras.
Em um canal público do Lapsus no Telegram, a última mensagem compartilhada afirma que “eles” entrariam em férias.