Índice
O governo de Brasília lançou o Bilhete Único e a recarga online de créditos para abastecer cartões do transporte público. A compra pela internet estará disponível a partir de segunda-feira (25).
O anúncio foi feito pelo governador Rodrigo Rollemberg e pelo secretário de Mobilidade, Fábio Damasceno, no Palácio do Buriti, como parte das celebrações do Dia Mundial sem Carro.
Com um grupo de dez cartões — quatro deles novos —, os usuários terão mais facilidades para acessar a integração do transporte público do Distrito Federal, o que vai resultar em economia para o cidadão.
Os cartões do metrô serão gradualmente substituídos pelo Bilhete Único. A troca permitirá que todos usem os ônibus e o metrô com o mesmo cartão. Além disso, haverá mais catracas para acesso às estações com o Bilhete Único, o que trará mais agilidade.
Três cartões (+Brasília Cidadã, +Estudante e +Vale-transporte) estarão disponíveis na nova versão a partir de segunda-feira (25) para quem for adquirir pela primeira vez ou tirar segunda via.
Os que já têm cartões que dão acesso à integração e a benefícios não precisam trocá-los, pois estarão automaticamente no Bilhete Único. Também não haverá necessidade de atualizar cadastros.
Apenas os usuários dos cartões Flex e Múltiplo do metrô deverão migrar — gradativamente — para o Bilhete Único. A Secretaria de Mobilidade orienta os passageiros a gastar todo o crédito já carregado no cartão para somente depois solicitar a troca. O modelo unitário do metrô continuará em vigor para os que usam o serviço eventualmente.
O que é o Bilhete Único de Brasília?
O Bilhete Único é mais um benefício do Governo de Brasília para a população. Com ele o usuário pode utilizar o ônibus, o metrô e com o mesmo cartão realizar a integração no Sistema de Transporte Público Coletivo de Brasília. Além disso, você pode comprar seus créditos nas estações do metrô, nos postos do DFTrans, nos terminais do BRT e também pela internet.
O que é integração? Qual o benefício que ela traz para o usuário?
A integração tarifária consiste em proporcionar desconto na tarifa aos usuários que realizarem viagens utilizando um ou mais modais de transporte. O usuário pode fazer até três viagens no mesmo sentido em período de duas horas, pagando uma tarifa única total de R$ 5. O benefício vale entre qualquer tipo de ônibus do sistema e o metrô. A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus e em terminais rodoviários do DF.
Quais são os tipos de bilhete e a quem se destinam?
O Bilhete Único de Brasília possui uma família de cartões destinados a usuários distintos. Veja a quem cada um deles se aplica:
+ Brasília Cidadã – este cartão é destinado a TODOS os usuários do transporte público do DF (ônibus e metrô) que já utilizam ou querem utilizar o sistema de integração e com ele garantir mais agilidade, segurança e economia de recursos. O cartão estará disponível em 25 de setembro para aquisição.
Como adquirir o cartão?
O usuário pode comparecer a um dos 20 postos de atendimento do DF (veja os endereços: www.bilheteunicodebrasilia.df.gov.br/como-adquirir-seu-cartao/) com RG e CPF. No ato da retirada do cartão é necessário apresentar os documentos citados e realizar uma recarga mínima de R$ 10.
+ Vale Transporte – este cartão é destinado aos trabalhadores que recebem o benefício de vale-transporte.
Como adquirir o cartão?
O empregador deve solicitar ao DFTrans a emissão do cartão. Após concluído o processo, o empregador se dirige até o posto do órgão na Galeria dos Estados para realizar a retirada dos cartões de seus funcionários. O próprio empregado também pode fazer essa retirada no mesmo posto mediante a apresentação de RG e CPF. Estará disponível para aquisição em 25 de setembro de 2017.
Como cadastrar a sua empresa?
A empresa deverá acessar o sistema https://goo.gl/SAj5GR e clicar no link “Não Sou Cadastrado“. O sistema irá abrir uma tela de cadastramento inicial. Ao término, clique em “Incluir” e o sistema irá enviar uma mensagem eletrônica para o e-mail cadastrado.
Como cadastrar os seus funcionários?
Entre novamente no sistema https://goo.gl/SAj5GR, agora utilizando o login e a senha enviados ao e-mail cadastrado e siga os passos que estarão dispostos na página inicial do sistema Web Commerce.
Como retirar os cartões prontos e quem pode retirá-los?
Em até 7 dias úteis, os cartões +Vale-Transporte podem ser retirados no posto de atendimento do DFTrans localizado na Galeria dos Estados pelos titulares/responsáveis da empresa ou pelo titular do cartão, mediante a apresentação de documento oficial com foto.
+ Estudante – é concedido aos alunos das escolas públicas e privadas do DF, conforme prevê a Lei nº 4.462/2010. Com este benefício, TODOS os estudantes possuem 100% de gratuidade no transporte público do DF. Por se tratar de uma gratuidade, os ônibus, metrô e BRT farão a identificação do usuário por biometria facial. Já estará disponível em 25 de setembro.