Google remove 85 aplicativos maliciosos da Play Store

0

A história de apps falsos que são incluídos na Google Play Store com único intuito de infectar um celular com malwares não é nova, mas aconteceu novamente esta semana.


Pesquisadores da Trend Micro descobriram 85 desses apps falsos presentes na loja de aplicativos da Google.

Segundo uma postagem do blog da Trend Micro, a maioria desses apps eram disponibilizados na loja virtual como aplicativos para edição de fotos e jogos, e rodavam o vírus conhecido como AndroidOS_Hidenad.HRXH — um tipo de adware que fica mostrando anúncios quase impossíveis de ser fechados, e que se utiliza de técnicas para evitar a desinstalação.

Para evitar a detecção, os apps utilizavam uma técnica chamada de “Java reflection”, que permite modificar os processos de funcionamento do aplicativo. Assim, depois que o app detectava que a instalação havia sido concluída, o Java reflection modificava o comportamento do app, fazendo com que ele mostrasse um anúncio de tela inteira que só podia ser fechado pelo usuário depois que fosse transmitido por completo. O app também escondia o ícone do aplicativo em si e o substituia por um atalho na tela inicial do aparelho, o que o tornava imune a ser desinstalado apenas arrastando o ícone para a lixeira.

De acordo com a Google, todos os 85 aplicativos encontrados pela Trend Micro — que já haviam sido baixados por cerca de oito milhões de usuários — foram removidos da Play Store assim que a empresa de segurança a alertou sobre o problema. Os apps mais famosos dentre os removidos eram Super Selfie, Pop Camera, Cos Camera (os três apps para edição de fotos) e One Stroke Line Puzzle (jogo), cada um deles com mais de um milhão de downloads.

Notícia anteriorDepois do Facebook, Microsoft admite que monitora áudios privados de usuários
Próxima notíciaFacebook abre café em Londres para dar consultorias sobre privacidade