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O Google é uma superpotência global. Não só possui o site mais visitado do mundo – também faz do Android, o sistema operacional mais popular do mundo.
E na parte de trás do negócio publicitário incrivelmente lucrativo do Google, sua empresa-mãe Alphabet vale US $ 543,3 bilhões.
Mas nem sempre foi assim.
Aqui está uma olhada na história da empresa de tecnologia, desde suas raízes em um quarto de dormitórios de Stanford, até a tentativa de Larry Page e Sergey Brin de vender a empresa, todo o caminho através do anúncio explosivo de que o Google estava se tornando Alphabet.
O Google começou em 1996, quando dois estudantes de PhD de Stanford, Sergey Brin (à esquerda) e Larry Page (à direita) tiveram a idéia de “BackRub”, um revolucionário mecanismo de busca que usava uma tecnologia chamada “PageRank” que classificaria as páginas da Web baseadas em quantas outras páginas da Web são vinculadas a eles.
Page e o primeiro escritório de Brin eram na verdade os dois dormitórios de Stanford. O nome “BackRub” não durou muito, já que eles decidiram que um “googol”, ou o número um com uma centena de zero após ele, refletia melhor a quantidade de dados que eles estavam tentando examinar. O nome ligeiramente mais amigável “Google” foi escolhido para a empresa iniciante.
O primeiro servidor da empresa foi construído em um gabinete personalizado feito de Legos e alojado no campus de Stanford. No início, era apenas no google.stanford.edu, mas o nome de domínio do Google.com foi registrado em 15 de setembro de 1997.
A primeira página inicial do buscador não era muito conhecida. Nem Page nem Brin tinham muita experiência com a linguagem de programação do site HTML, escolhendo concentrar seus esforços nos algoritmos que a executaram.
Page e Brin decidiram torná-lo um negócio, afinal. Em março de 1999, a Google criou em seu primeiro escritório em Palo Alto – o mesmo prédio de escritórios que abrigava empresas como PayPal e Logitech.
A companhia estreou seu produto AdWords no final de 2000, permitindo às empresas comprar anúncios relacionados aos termos de pesquisa. Por este ponto, o Google já estava crescendo em popularidade como motor de busca, então teve um fluxo de receita constante na empresa.
A estrela dos amigos Brin e Page estava definitivamente em ascensão, e eles estavam se tornando estrelas do rock na comunidade de tecnologia para ter sucesso onde todos falharam.
Nesse ponto, a equipe do Google estava crescendo fora dos escritórios de Palo Alto. Então, em 2003, eles alugaram seu agora famoso campus do Googleplex do gigante da tecnologia da velha escola Silicon Graphics International. Em 2006, a Google conseguiu comprar o Googleplex de forma definitiva.
Além disso, foi a primeira empresa de tecnologia grande a oferecer refeições gratuitas aos seus funcionários. A cafeteria do Google tornou-se a matéria da legenda do Vale do Silício.
Em 19 de agosto de 2004, a empresa apresentou sua oferta pública inicial no mercado de ações, com preço de US $ 85 por ação. Hoje, uma participação na empresa-mãe Alphabet custa mais de US $ 800.
Em 1 de abril de 2004, o Google anunciou um beta privado para o Gmail, um serviço de e-mail. A mídia e os usuários achavam que era uma brincadeira no início.
Na verdade, após o IPO, o Google se propôs a expandir o motor de busca. Eles começaram a engolir as startups para lançar novos produtos, como o Docs e o Maps, que ainda estão por aí hoje.
Em 2006 o Google comprou o YouTube, um novo site de compartilhamento de vídeo que foi fundado por um monte de funcionários do ex-PayPal. A compra foi fechada no valor de US $ 1,65 bilhão pagos para o YouTube.
Em 2010, a empresa de tecnologia anunciou que estava trabalhando em carros sem motorista que não exigiam que um humano operasse.
Em 2012, foi anunciado o Google Glass, um computador portátil que apresentaria informações em seu campo de visão. Não conseguiu o modo como as pessoas esperavam, mas isso causou impacto no mundo.