O vice-presidente Geraldo Alckmin recebeu em seu gabinete uma comitiva de dirigentes de oito empresas associadas à Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O objetivo do encontro foi apresentar a Alckmin a atual realidade e as perspectivas de crescimento da eletromobilidade no Brasil, destacando a geração de empregos, desenvolvimento tecnológico e atração de investimentos para o país.
De acordo com Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o setor de eletromobilidade engloba desde a mineração de lítio até a produção de ônibus, automóveis, caminhões e motores movidos a eletricidade. As empresas também atuam em áreas como baterias, geração de energia renovável e infraestrutura para recarga de veículos.
“Viemos mostrar a força da eletromobilidade no Brasil e nos colocar à disposição do governo federal, pois podemos mudar a indústria nacional”, afirmou Bastos.
Alckmin classificou o setor como estratégico e importante para a chamada “neoindustrialização” sustentável do país, ao contribuir para modernizar e tornar mais competitiva a indústria brasileira, com menor emissão de carbono.
O vice-presidente destacou ainda o potencial do Brasil se tornar líder global em segurança alimentar, energética e ambiental. Alckmin também defendeu o aumento das exportações de produtos industrializados brasileiros para a América Latina.
Estiveram presentes representantes de empresas como GWM, Eletra, Vehya, BYD, WEG, Raízen, Eletrobras e Companhia Brasileira de Lítio.