Gerador de Energia Solar pode ser a solução para crise energética

Buscando uma solução sustentável para a economia das famílias brasileiras, jovens desenvolvem sistema que gera energia elétrica e solar.


De acordo com o último relatório anual sobre evolução das energias renováveis, publicado pela Agência Internacional de Energia (AIE), a projeção mundial de uso dessas energias deve crescer ao longo dos próximos anos, e, em 2021, representarão 28% da produção de eletricidade mundial, contra 23% no final de 2015.

A ideia de que a eficiência energética possa desempenhar um papel fundamental na redução de emissões relacionadas à energia, somada aos múltiplos benefícios para a economia e saúde pública, faz com que os países invistam cada vez mais em pesquisas que buscam energia verde.

 

Mais que encarar o meio ambiente com absoluto respeito, o investimento em eficiência energética tem se tornado, cada vez mais, uma opção econômica estratégica. Victor Hernane Dias de Brito, aluno da pós-graduação em Gestão de Resíduos Sólidos da Universidade, desenvolveu um sistema capaz de gerar energia elétrica e solar concomitantemente.

O aluno apresentou a proposta à empresa Brassolar que, agora, está investindo no sistema híbrido. Com o investimento, o produto final vai contar com aquecimento solar com tecnologia de isolamento a vácuo e poderá gerar, no mínimo, três vezes mais energia que o primeiro modelo. “O novo protótipo está passando por testes, e, enquanto isso, a certificação do Inmetro dos produtos da empresa está em processo. Após a conclusão deste procedimento, poderemos saber valores reais de geração de energia elétrica e solar”, explica o diretor da Brassolar Sávio Franca.

Com certeza será um marco importante para o crescimento no setor de energia. A seguir a matéria completa publicada na revista da Universidade PUC Minas.

Fonte: PUCMINAS

Teoria Digital:
Related Post