Sensores instalados na região absorvente emitem uma frequência de rádio que dispara o alerta no celular de um responsável pela criança.
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, descobriram uma solução para evitar que bebês andem com a fralda suja sem que os responsáveis percebam.
A nova tecnologia consegue, através de sensores, detectar quando a fralda precisa ser trocada e avisa imediatamente por meio de notificações.
Os sensores ficam na região absorvente da frauda e emite uma frequência de rádio passiva, chamada de RFID, assim que detecta a umidade.
O hidrogel é o material absorvente usado nas fraldas e, quando fica úmido, se torna um bom condutor para as ondas de rádio, essa frequência aciona os sensores e envia o sinal para um receptor a até um metro de distância.
Assim que a umidade é detectada, o sensor emite ondas para o receptor que aciona o aviso que o responsável preferir, como notificações no celular ou avisos sonoros.
Os pesquisadores estimam que o sensor custa em média 8 centavos, em conversão direta. Isso permite que a tecnologia, muito útil para responsáveis por bebês ou adultos, seja viabilizada para o uso cotidiano.
“A tecnologia pode prevenir doenças e infecções em populações adultas e infantis. Além disso, o uso em hospitais com muitas camas facilitaria o trabalho dos profissionais da saúde”, afirma o pesquisador do laboratório AutoID do MIt Pankhuri Sem.
Atualmente, as fraldas que são vendidas possuem tiras na parte externa que mudam de cor ao entrar em contato com a umidade. Os pesquisadores, porém, explicam que para o funcionamento correto do sistema inteligente, as fraldas deve ser fabricadas em materiais menos espessos.