Fortnite: O novo game do momento

0

Gratuito, com visual de desenho animado e fácil de entender, game fatura milhões e chama a atenção em sites de streaming; no jogo, 100 jogadores lutam por sobrevivência em arena, até só restar um vivo.


Quando a equipe de basquete da Universidade de Maryland conseguiu sua maior virada na história na liga universitária americana, a NCAA, o jogador Nolan Gerrity apresentou a metáfora perfeita para o que estava sentindo. “É como se fosse a sua primeira vitória no game Fortnite, honestamente”, disse ele a repórteres.

Para quem está por fora, foi uma declaração intrigante. Mas o exemplo de Gerrity fez todo o sentido para 150 milhões de pessoas em todo o mundo que transformaram o jogo Fortnite em uma obsessão internacional em 2018. Uma boa forma de entendê-lo é como uma mistura entre Minecraft e um game de tiro. Sobreviver numa arena é o principal objetivo do jogo.

Não importa qual seja o cenário, os jogadores lutam entre si. Pode ser uma noite infestada de zumbis, uma floresta ou um deserto: sempre há uma gigantesca batalha. Tudo pode mudar com ajuda de materiais encontrados na paisagem, que podem ser usados para construir abrigos.

Lançamento

Lançado em julho de 2017 para consoles e PC, Fortnite aos poucos ganhou força conforme ia adicionando mais modos de jogo. O mais badalado deles, inspirado em Player Unknown’s Battlegrounds (PUBG), sensação do ano passado, se chama Battle Royale: uma luta livre e imensa de 100 pessoas até a morte, que permite apenas um sobrevivente.

Foi o que ajudou a tornar Fortnite um fenômeno. Hoje, ele é o jogo mais acompanhado no Twitch, site que transmite partidas de videogame, e no YouTube Gaming, seção específica do site de vídeos do Google dedicada a jogos. De acordo com a empresa de dados de jogos Newzoo, o Fortnite sozinho representou 12,8% de todo o tráfego nessas plataformas em fevereiro.

No início de março, o jogo também chegou aos celulares. Em menos de 12 horas após o lançamento, ele já estava no topo das listas de mais baixados nos Estados Unidos e em uma dúzia de outros países, segundo a empresa de análise de aplicativos App Annie. O aplicativo para Android já está chegando.

O auge, porém, aconteceu quando o astro do hip-hop Drake jogou uma partida ao lado de “Ninja”, apelido do jogador profissional e estrela do streaming Tyler Blevins, em 14 de março. Os dois atraíram 628 mil visitantes simultâneos para o Twitch, a maior audiência de uma partida de videogame da história.

 

Notícia anterior300 drones da Intel formam o símbolo LGBT
Próxima notíciaInstagram libera opção para colocar música no Stories