Índice
O acordo atual exige US$ 150 milhões por ano
A EA Sports usa o nome FIFA em seu jogo de futebol desde 1993 e, desde então, um jogo por ano saiu para consoles e PCs. Recentemente, a EA havia anunciado que mudaria o nome a partir de 2023 e seria para EA Sports FC, segundo registro na Europa. Agora, segundo o New York Times, a decisão da desenvolvedora pode ser por conta do novo valor de contrato cobrado pela própria FIFA.
EA Sports FC pode ser o novo nome da série FIFA
De acordo com Cam Weber, executivo da EA Sports, a renovação de contrato entre FIFA e a desenvolvedora não foi para frente por conta da exigência de um bilhão de dólares a cada quatro anos por parte da FIFA para que a EA possa continuar usando a marca em seus jogos. A tentativa de fechar esse acordo já dura, pelo menos, dois anos, segundo fontes do New York Times.
O novo valor é mais que o dobro e essa mudança se dá pelo crescente sucesso dos jogos FIFA da EA, que já passaram a casa dos US$ 20 bilhões em lucro. O acordo atual, que está se encerrando, determina que a EA pague à FIFA 150 milhões de dólares por ano. A receita gigantesca que o jogo gera para o estúdio chamou a atenção da FIFA.
Cam Weber diz que a possibilidade de rompimento de contrato permanente deve acontecer depois da próxima Copa do Mundo no Catar, período também que encerra o atual contrato de 10 anos. Segundo ele, a EA Sports está “explorando a ideia de renomear” a franquia e, como mencionado acima, deve ser para EA Sports FC, de acordo com patente registrada no Reino Unido e União Europeia.
EA anuncia que série “FIFA” pode mudar de nome a partir do FIFA 23
O aumento na receita da EA cresceu exponencialmente depois do que a franquia recebeu o modo Ultimate Team (FUT), que permite ao jogador formar seu time dos sonhos através de cartas conseguidas em lootboxes, que podem ser compradas com dinheiro de verdade, ou com muito grinding para gerar a moeda do jogo. A EA também fatura muito com a bem sucedida série Madden NFL.