Nos últimos dias pudemos ver uma crescente expansão do Reels, do Facebook, que já estava disponível há algumas semanas por meio do Instagram no Brasil e começou a ser disponibilizado para usuários da rede social em outros países.
A ferramenta é mais uma das “cópias” que a empresa de Mark Zuckerberg faz de outros apps para atrair mais usuários aos seus produtos. Com o Reels também é possível gravar alguns vídeos em formato curto, que ficou popularizado com o TikTok.
Agora, parece que o Facebook estaria “apelando” em busca dos influencers que fazem sucesso na plataforma chinesa para eles migrarem para a rede social norte-americana com a promessa de obter uma “oferta mais lucrativa” por parte de Zuckerberg.
De acordo com o Wall Street Journal, o Facebook já está em contato com os principais criadores de conteúdo do TikTok para eles passarem a produzir vídeos exclusivos para o Reels ou, ao menos, publicar primeiro na plataforma do Instagram.
Além da oferta financeira, o Facebook ainda destaca, de acordo com o jornal norte-americano, a vantagem de os influencers trabalharem com parceiros estadunidenses e enfatiza os riscos de possíveis boicotes por parte dos usuários que são contra a utilização de produtos e serviços com origem chinesa caso eles permanecessem no TikTok.
Esse argumento pode ser considerado um trunfo se for levado em consideração que oito dos dez principais criadores do TikTok são residentes dos Estados Unidos.
Até o momento, no entanto, não há nenhuma informação oficial por parte do Facebook ou TikTok quanto a esses possíveis contatos da empresa de Zuckerberg com os influenciadores presentes no aplicativo chinês.
Vale lembrar que, em resposta às investidas do Facebook com a expansão do Reels no Instagram, o TikTok anunciou um fundo de US$ 200 milhões para apoiar os influenciadores maiores de 18 anos em sua plataforma.