Facebook ganha aliados na luta contra a desinformação

0

A próxima guerra mundial, ao que tudo indica, será contra as fake news (tomara, né?). O Facebook, um dos pivôs dessa discussão, tem buscado mais aliados para compor seu front, e novos recrutas foram incorporados com sucesso: a Agência Lupa e Aos Fatos.

Especialistas na validação de informação, as empresas terão acesso a todo conteúdo da rede social que for sinalizado como suspeito, a fim de que conduzam uma apuração precisa em relação ao material compartilhado.

Os acordos com as agências brasileiras são uma versão tupiniquim de uma estratégia já adotada pelo Facebook nos Estados Unidos, onde o sucesso da medida já consegue ser mensurado. Segundo a rede social, confiar a agentes especializados na verificação de notícias fez diminuir em 80% a distribuição orgânica de notícias falsas.

E a artilharia pesada contra as fake news não param por aí. Além dos novos conchavos, a empresa de Mark Zuckerberg promete reduzir substancialmente o alcance de páginas que publicam e compartilham uma grande quantidade de informações mentirosas. Como já acontece em outros casos de denúncia de conteúdo, os administradores das páginas ou os autores das postagens serão notificados sobre a verificação em curso e, posteriormente, sobre o veredito final.

No documento oficial, o Facebook reafirmou seu esforço para combater a desinformação e melhorar a qualidade do material compartilhado em seu ambiente.

Notícia anteriorHuawei anuncia que Honor 10 esgotou em menos de um dia na Europa
Próxima notíciaComo jogar jogos gratuitos no seu smartphone sem anúncios