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É a segunda maior multa da recente história das leis restritivas ao abuso e falta de proteção técnica dos dados privados dos consumidores e cidadãos.
A Federal Trade Commission aprovou uma multa de cerca de US $ 5 bilhões contra o Facebook por manuseio indevido de informações pessoais de usuários, segundo três pessoas informadas sobre a votação, no que seria um acordo histórico que sinaliza uma postura agressiva dos reguladores em relação aos mais poderosos do país. empresas de tecnologia.
O tão esperado acordo ainda precisa de aprovação final nas próximas semanas do Departamento de Justiça, que raramente rejeita os acordos alcançados pela agência.
Seria a maior multa aplicada pelo governo federal contra uma empresa de tecnologia, superando facilmente os US $ 22 milhões impostos ao Google em 2012.
O tamanho da penalidade ressaltou a crescente frustração entre as autoridades de Washington com a forma como os gigantes do Vale do Silício colecionam, armazenam e vendem. use a informação das pessoas.
Também representaria uma das ações regulatórias mais agressivas da administração Trump e um sinal da disposição do governo em punir uma das maiores e mais poderosas empresas do país.
Trump
O presidente Trump reduziu as regulamentações em muitos setores, mas o acordo do Facebook estabelece uma nova barreira para a aplicação da privacidade por funcionários dos Estados Unidos, que trouxeram poucos casos contra grandes empresas de tecnologia.
Além da multa, o Facebook concordou com uma visão mais abrangente de como ele lida com dados de usuários, de acordo com as pessoas.
Mas nenhuma das condições do acordo imporá limitações estritas à capacidade do Facebook de coletar e compartilhar dados com terceiros.
E essa decisão pareceu ajudar a dividir a comissão de cinco membros. A votação de 3 a 2, tomada em segredo nesta semana, atraiu a dissidência dos dois democratas na comissão porque eles buscaram limites mais rígidos para a empresa, disseram as pessoas.
A investigação da FTC foi iniciada pelo The New York Times e pelo The Observer of London, que descobriram que a rede social permitia que a Cambridge Analytica, uma empresa de consultoria britânica na campanha Trump, coletasse informações pessoais de seus usuários.
A empresa usou os dados para construir perfis políticos sobre indivíduos sem o consentimento dos usuários do Facebook.
A agência descobriu que o tratamento de dados de usuários pelo Facebook violou um acordo de privacidade de 2011 com a FTC.
Esse acordo anterior, que surgiu depois que a empresa foi acusada de enganar as pessoas sobre como eles lidavam com seus dados, exigiu que a empresa reformulasse suas práticas de privacidade.
Reguladores americanos e legisladores de ambos os partidos também adotaram uma postura mais combativa em relação aos gigantes da tecnologia nas últimas semanas.
O Congresso iniciou uma investigação antitruste sobre como as maiores empresas de tecnologia prejudicaram os consumidores e impediram a concorrência.
O Departamento de Justiça e a FTC dividiram a responsabilidade por possíveis investigações antitruste em várias empresas.
Na quinta-feira, Trump atirou no Facebook e em outras empresas de mídia social, acusando-as de serem tendenciosas contra os conservadores.
Ele também foi ao Twitter para criticar a mais recente iniciativa do Facebook em criptomoedas – um projeto chamado Libra, que ainda está em seus estágios iniciais – dizendo que a moeda proposta pelo Facebook nunca usurparia o dólar.
David Marcus, o executivo do Facebook responsável por Libra, deve comparecer ao Congresso na próxima semana para explicar e defender a iniciativa.