Não é segredo que o Facebook compartilha dados de usuários com fabricantes de dispositivos e softwares como parte de suas parcerias.
Agora, no entanto, o escopo desses acordos se tornou mais claro. O Facebook respondeu a um pedido de dados do Comitê de Energia e Comércio da Casa com uma resposta de 747 páginas detalhando os acordos de compartilhamento de dados da rede social com outras empresas.
Tudo dito, o Facebook compartilhou informações do usuário com 52 empresas, incluindo empresas chinesas como Alibaba, Huawei, Lenovo e Oppo – algumas delas já eram conhecidas. Já terminou parcerias com 38 delas (algumas devido a empresas que encerram negócios relevantes, como HP / Palm e Inq ), com mais sete vencendo em julho de 2018 e mais uma em outubro.
Três parcerias devem continuar, segundo o Facebook. A Apple tem um acordo que se estende desde outubro, a Amazon também tem um acordo, enquanto a Tobii precisa de sua parceria para um aplicativo de rastreamento ocular que torne o Facebook acessível a pacientes com ELA.
Há também alianças em andamento com o Alibaba, o Mozilla e o Opera para habilitar notificações do Facebook em navegadores, embora não incluam acesso aos dados dos amigos.
O Facebook também reconheceu que deu aos desenvolvedores de aplicativos de terceiros até seis meses de tempo extra para reduzir suas práticas de coleta de dados depois de implementar controles de compartilhamento mais rígidos em 2014, incluindo o Hinge e o Spotify.
Outros cinco desenvolvedores poderiam ter acesso a “dados de amigos limitados” por meio de um teste beta, mas isso não explicava o que isso envolvia.