Executivo da Alibaba diz aos investidores para não se preocupar com fechamento de capital dos EUA

Gigante de tecnologia defende práticas contábeis após primeira queda de lucro desde 2016.


Com a pandemia de coronavírus que pesa operações e investimentos, o Alibaba Group Holding registrou seu primeiro declínio trimestral de lucros desde 2016.

A receita do que a diretora financeira Maggie Wu chamou de “um trimestre desafiador” aumentou 22,3% no trimestre até 31 de março, para 114,31 bilhões de yuans (US $ 16,08 bilhões) em relação ao ano anterior. Isso ficou um pouco acima do consenso de 107 bilhões de yuans do mercado, conforme pesquisado pela Refinitiv, mas representou o crescimento mais lento em pelo menos quatro anos.

A empresa registrou lucro líquido de 348 milhões de yuans no mesmo período, um declínio de 98,5%. O lucro operacional caiu 18,6%, para 7,13 bilhões. A Alibaba disse que sua queda nos lucros deve-se principalmente a uma perda líquida em sua receita de investimento.

As ações da Alibaba caíram 4,4% nas negociações da manhã de sexta-feira na Bolsa de Valores de Nova York.

Durante a teleconferência de resultados da empresa, Wu também abordou proativamente as preocupações dos investidores sobre os riscos de exclusão de capital, intensificadas nesta semana pela aprovação unânime do Senado dos EUA de um projeto de lei que excluía empresas chinesas que não são acessíveis às auditorias do Conselho de Supervisão de Contabilidade de Empresas Públicas após um período de três anos.

“Estamos monitorando de perto os desenvolvimentos deste projeto”, disse Wu.

Os investidores devem saber que existe um diálogo contínuo entre os reguladores nos dois países para permitir que mais informações sejam passadas ao conselho de supervisão, disse ela.

“As demonstrações financeiras da Alibaba são preparadas de acordo com o US GAAP”, o padrão contábil adotado pela US Securities and Exchange Commission, e a empresa é auditada há mais de 20 anos pela empresa de contabilidade global PwC, disse Wu em sua tentativa de convencer os investidores.

“A integridade das demonstrações financeiras da Alibaba fala por si”, afirmou o executivo.

O primeiro trimestre de 2020 da Alibaba teve um bloqueio de uma semana na China devido ao coronavírus a partir do final de janeiro e reduziu o valor dos investimentos em muitas empresas públicas afiliadas nas quais a Alibaba detém ações. A maioria das fábricas foi fechada na época e o transporte foi fortemente interrompido.

Isso significava que, embora o principal negócio da Alibaba de facilitar as vendas on-line ao consumidor continuasse desimpedido, sua capacidade de fornecer bens e serviços encomendados às vezes era obstruída.

“Para o Alibaba, espera-se que qualquer segmento de negócios que possua um ponto de contato físico, como o Taobao.com (mercado on-line), o negócio de entrega de alimentos Ele.me e a logística [braço] Cainiao Networks, tenha um desempenho [estável] em comparação com o ano passado ou contrato mais provável do ano passado “, disse Vey-Sern Ling, analista da Bloomberg Intelligence, antes dos resultados trimestrais.

As vendas do negócio comercial da Alibaba cresceram 21% no trimestre janeiro-março, contra 54% no mesmo período do ano passado. Seu negócio de serviços locais, liderado pela unidade de entrega de alimentos Ele.me, registrou receita trimestral de 4,8 bilhões de yuans, queda de 8%. Até os negócios de computação em nuvem do grupo sofreram uma desaceleração, pois os engenheiros presos em casa não puderam ajudar os clientes a instalar e atualizar o equipamento.

Enquanto isso, o Alibaba também registrou uma perda de 7,72 bilhões de yuans em seu portfólio de investimentos e empréstimos, em comparação com um ganho de 18,67 bilhões no ano anterior.

O Wu da Alibaba procurou avançar as atenções dos investidores a partir do trimestre difícil em uma declaração que acompanha os resultados.

“Embora a pandemia tenha impactado negativamente a maioria de nossos principais negócios de comércio doméstico a partir do final de janeiro, temos visto uma recuperação constante desde março”, disse ela. A empresa projeta geração de pelo menos 650 bilhões de yuans em receita para o ano até março de 2021.

O presidente-executivo Daniel Zhang, na chamada de ganhos, citou a alta taxa de poupança da China como um indicador da resiliência de seu poder de consumo.

Os analistas também permanecem positivos quanto às perspectivas do Alibaba.

“Com o tempo, (a pandemia) acelerou a mudança estrutural do varejo offline para o varejo online”, disse Ling, citando o fato de que um número crescente de famílias chinesas se interessou pelo comércio eletrônico desde o bloqueio do país, porque não tinham outra escolha a não ser compre muitos produtos online. Em março, cerca de 846 milhões de usuários de smartphones na China navegaram ou compraram nas plataformas de comércio eletrônico da Alibaba, em comparação com 721 milhões de pessoas no ano anterior.

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