A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) deve aprovar em breve uma série de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin. Isso porque grandes instituições financeiras como BlackRock e Valkyrie apresentaram documentos alterados à comissão.
Espera-se que as aprovações ocorram já na próxima segunda-feira (8). Elas representarão um marco na integração das criptomoedas ao sistema financeiro tradicional. De acordo com analistas, até 11 ETFs de Bitcoin podem receber sinal verde.
Dentre os potenciais aprovados estão nomes influentes como BlackRock, Valkyrie, Bitwise, Grayscale e outros. Todos já encaminharam suas alterações finais ao regulador.
Há mesmo rumores de que a BlackRock planeja alocar US$ 2 bilhões em Bitcoin nos próximos dias. O objetivo é impulsionar seu novo ETF da classe de ativos. Apesar disso, o preço do Bitcoin se manteve relativamente estável nas últimas semanas.
Contudo, a iminente aprovação regulatória dos ETFs de Bitcoin deve movimentar o mercado de criptoativos. Há expectativa de mais compras tanto pelos emissores quanto por investidores tradicionais.
SEC em reta final para aprovar ETFs
Conforme Eric Balchunas, analista da Bloomberg, a Nasdaq já havia apresentado versões atualizadas dos documentos da BlackRock e da Valkyrie. Isso indica que o processo está avançado e a SEC não tem mais questionamentos.
Com as aprovações esperadas para segunda-feira (8), crescem os rumores sobre grandes alocações em Bitcoin. Gigantes como BlackRock e Fidelity buscam impulsionar seus novos ETFs.
Assim, a semana pode registrar alta demanda por criptomoedas, trazendo nova dinâmica com a integração ao sistema financeiro tradicional. Especialistas esperam impacto positivo nos preços.