Etapa regional do Circuito de Ciências envolve alunos com projetos inovadores

Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.


A etapa regional do 13º Circuito de Ciências em Brazlândia atraiu alunos e a comunidade local ao reunir cerca de 2 mil visitantes no Ginásio Poliesportivo Espelho d’Água. Com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, os 38 projetos apresentados exploraram a relação entre tecnologia e meio ambiente, valorizando as riquezas naturais regionais. Entre os 190 alunos participantes, projetos criativos e inovadores envolveram desde o uso de ferramentas tecnológicas até a educação ambiental.

A coordenadora da Regional de Brazlândia, Neuseli Rodrigues Alves da Silva, destacou que o principal objetivo do evento é estimular o interesse dos estudantes pela ciência e pela pesquisa. “Buscamos promover o desenvolvimento de projetos que utilizam a realidade local, incentivando a criatividade e a inovação”, explicou.

Projetos inovadores

Entre os destaques está o projeto do estudante Heitor da Silva, do Centro de Ensino Fundamental 01 de Brazlândia, que utilizou o jogo Minecraft para monitorar o desmatamento na área da Bacia do Descoberto. “O projeto nos ajuda a pensar em como seria a Bacia se ela sofresse com a expansão urbana descontrolada”, afirmou Heitor. A coleta de dados, realizada com o uso de satélites e drones, foi essencial para comparar informações e criar uma maquete no ambiente virtual do jogo.

O professor André Ricasso, responsável pelo projeto, explicou que a ideia era identificar áreas de importância arqueológica em Brazlândia e avaliar se estavam sendo preservadas ou degradadas. “Demoramos três meses para coletar os dados, mas o resultado foi extremamente esmagador”, comentou o professor.

Educação infantil 

No Centro de Educação Infantil 03, o projeto “Pequeno Agricultor” envolve alunos do segundo período em atividades práticas que despertam o interesse pelo cultivo e cuidado com o meio ambiente. Coordenado pela professora Ronicleia Maria da Silva Barbosa, o projeto explorou o ciclo de vida do milho, envolvendo as famílias das crianças para descobrir novas formas de usar o grão no dia a dia.

A etapa regional do Circuito de Ciências segue até 15 de setembro. Os melhores projetos de cada região serão selecionados para a fase distrital em novembro, quando uma banca avaliada definirá os vencedores em diversas categorias, conforme as modalidades de ensino.


Perguntas frequentes

Qual é o tema do 13º Circuito de Ciências?

O tema é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, com foco na preservação ambiental.

Quem pode participar do Circuito de Ciências?

Alunos de todas as etapas da educação básica, desde a educação infantil até o ensino médio, podem participar.

Qual o objetivo do Circuito de Ciências?

O evento busca incentivo ao interesse pela ciência, pesquisa e inovação por meio de projetos criativos e alinhados à realidade local.

Quando será a fase distrital do Circuito de Ciências?

A fase distrital acontecerá em novembro, com os melhores projetos de cada região.

Andréa Alves:
Related Post