Esportes Eletrônicos em Pauta na Câmara dos Deputados

Na última quarta-feira (15/05), a Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública. O objetivo central deste evento foi discutir “Os esportes eletrônicos na inclusão social de crianças e adolescentes”. Além disso, essa audiência faz parte de uma série de debates realizados pela Subcomissão desde o ano anterior.

Participantes e Debates

Além dos parlamentares membros da Subcomissão, representantes da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, da Associação Brasileira de Fantasy Sport (ABFS), da Associação Moriá e da Academia Nacional de Direito Desportivo (ANDD) também estiveram presentes no debate. Por conseguinte, o relator da Subcomissão Especial, Deputado Márcio Marinho (Republicanos/BA), enfatizou a importância de tais discussões para esclarecer e atualizar os parlamentares e a sociedade sobre o assunto. “É fundamental para promover esta mudança de postura e mentalidade que sempre nos ajudem a esclarecer esta pauta tão relevante para o povo brasileiro”, afirmou ele.

Inclusão Social e Desenvolvimento de Habilidades

Durante a audiência, Bárbara Teles, Diretora de Relações Governamentais da ABFS, falou sobre a essência dos esportes eletrônicos para a inclusão social e a importância de garantir um ambiente virtual seguro e livre de discriminação. Ela destacou: “Dar segurança aos atletas é essencial. Ademais, os esportes, sejam tradicionais ou eletrônicos, podem e devem ser utilizados para o desenvolvimento das habilidades de seres humanos”. Da mesma forma, David Leonardo, representante da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, reiterou a relevância dos esportes eletrônicos para estreitar laços, oportunizar a juventude e combater o ócio. “Podemos lançar mão dos eSports como uma ferramenta valiosa para a inclusão social”, afirmou ele.

Reflexo Social e Benefícios Econômicos

Por outro lado, Sérgio Medeiros, da Associação Moriá, ressaltou que os esportes são um reflexo social e sua evolução acompanha o desenvolvimento da sociedade. Ele afirmou: “Hoje vivemos numa sociedade da informação e tecnologia. Nada mais justo do que nossos esportes acompanharem este desenvolvimento tecnológico”. Além disso, Medeiros destacou os potenciais benefícios econômicos dos Esportes Eletrônicos.

Outros temas discutidos durante a audiência incluíram o combate ao assédio, a acessibilidade e a democratização do acesso aos esportes eletrônicos. Ademais, a interação com os cidadãos, que enviaram dúvidas e sugestões, foi considerada o ponto alto do debate.

FAQ: Perguntas Frequentes

  1. Pergunta: Qual foi o objetivo principal da audiência pública realizada na Câmara dos Deputados? Resposta: O objetivo principal foi debater “Os esportes eletrônicos na inclusão social de crianças e adolescentes”.
  2. Pergunta: Quem participou do debate? Resposta: Participaram parlamentares da Subcomissão Especial dos Esportes Eletrônicos, além de representantes da Secretaria de Esporte do DF, ABFS, Associação Moriá e ANDD.
  3. Pergunta: Quais foram os principais temas abordados durante a audiência? Resposta: Foram abordados temas como inclusão social, desenvolvimento de habilidades, combate ao assédio, acessibilidade e benefícios econômicos dos esportes eletrônicos.
  4. Pergunta: Como posso assistir à audiência pública?
    Resposta: A audiência está disponível para ser assistida por meio do canal do Youtube da Câmara dos Deputados.

Os Esportes Eletrônicos têm ganhado cada vez mais destaque no cenário brasileiro. Portanto, a audiência pública realizada na Câmara dos Deputados representa um passo importante para discutir sua relevância social, econômica e educacional. Com a participação de diversos setores, esse debate certamente contribui para a conscientização e o avanço dessa modalidade esportiva no país.

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