Victor Correa Hespanha participou neste sábado de uma missão espacial da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos.
O brasileiro Victor Correa Hespanha participou neste sábado de uma missão espacial da Blue Origin, empresa de turismo espacial do bilionário Jeff Bezos, e voltou para casa cheio de história para contar. Aos 28 anos, ele decolou na manhã deste sábado e se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço e o primeiro “criptonauta” da história, tendo sido um dos seis escolhidos para participar da missão espacial NS-21.
“Galera. tudo bem? Eu não sei o que falar com vocês. Eu não podia deixar de passar aqui. É muito grande, é muito forte, e eu nem sei o que falar direito. Eu só sei que Deus é muito bom. Às vezes sem a gente merecer. Foi muito emocionante, indescritível. Surreal”, contou Hespanha em uma rede social.
Após ter sido adiada no mês passado, a missão espacial decolou na manhã deste sábado, às 8h00, no Texas, Estados Unidos (10h no horário de Brasília). A viagem teve de ser remarcada após a empresa informar que “um dos sistemas de backup do New Shepard não estava atendendo às nossas expectativas de desempenho”, o que causou ainda mais expectativa nos tripulantes.
“Muito animado, muita expectativa. Eu dormi bem, por incrível que pareça. Estou uniformizado aqui, animadíssimo […]. A gente está saindo daqui a pouco para o lugar do lançamento. E muita expectativa. Acho que eu vou conseguir falar um pouquinho melhor depois. E vamos juntos, porque eu sei que eu sou um pedacinho de Brasil hoje aqui. E conto com as orações para que dê tudo certo”, contou Hespanha, narrando os momentos que antecederam a expedição.
Com pouco mais de sete minutos de missão, o foguete já estava de volta à terra. A cápsula voltou logo em seguida. Com cerca de 8 minutos, os paraquedas já tinham sido acionados para trazer os visitantes em segurança de volta à Terra. Com 10 minutos e 5 segundos, todos os tripulantes tocaram o chão novamente. Eles saíram da cápsula às 10h47 com a ajuda de equipes da Blue Origin.