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Empresa planeja afastar a imagem de rede social problemática e focar no projeto de ambiente virtual ‘metaverso’
Na mira de autoridades norte-americanas após revelações da ex-funcionária Frances Haugen, o Facebook planeja agora mudar de nome.
De acordo com reportagem do site americano The Verge publicada nesta terça-feira, 19, a empresa de Mark Zuckerberg deve reposicionar sua marca para afastar a imagem de rede social problemática e focar no ‘metaverso’, plano da companhia de construir um mundo digital em que as pessoas podem usar diferentes dispositivos para se mover e se comunicar em ambiente virtual.
Segundo o site The Verge, Zuckerberg deve falar sobre a mudança na conferência Connect, marcada para o dia 28 de outubro – o novo nome, porém, pode ser revelado mais cedo.
Em setembro, o Facebook anunciou um investimento de US$ 50 milhões para construir o metaverso. A empresa afirmou que os recursos seriam usados ao longo de dois anos para garantir que as tecnologias do metaverso sejam “construídas de uma forma inclusiva e empoderadora”.
A reportagem afirma que poderia ter algo a ver com Horizon, nome de uma versão de realidade virtual que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos. O Facebook não comentou o assunto.
Nas últimas semanas, a empresa de Mark Zuckerberg voltou a virar alvo de autoridades nos Estados Unidos após Frances Haugen, uma ex-funcionária do Facebook, divulgar milhares de arquivos internos antes de se demitir em maio deste ano. A rede social é investigada por negligência com a saúde mental de seus usuários, tendo priorizado o crescimento das próprias margens de lucro.