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O excêntrico bilionário confirmou que tentou orquestrar uma aquisição anos atrás.
Ao longo dos anos, as especulações sobre a aquisição da Tesla pela Apple aumentaram periodicamente.
Talvez o exemplo mais notável tenha sido quando surgiram relatórios em 2014 de que o CEO da Tesla, Elon Musk, havia se encontrado com o chefe de fusões e aquisições (M&A) da Apple, Adrian Perica.
Esse também é o período de tempo em que a Apple iniciou o Projeto Titan, seu programa de veículos elétricos que viu renovado o interesse dos investidores após um relatório recente da Reuters de que a fabricante do Mac tem como meta um lançamento em 2024 ou 2025.
Acontece que Musk realmente tentou fazer uma venda para a Apple, mas foi muito mais recentemente.
Tim Cook “recusou-se a aceitar a reunião”
A fonte da notícia desta vez não é uma reportagem especulativa da mídia, mas sim o próprio Musk. O excêntrico bilionário compartilhou a anedota diretamente na mídia social, dizendo que tentou entrar em contato com o CEO da Apple, Tim Cook, enquanto Tesla lutava para aumentar a produção do Modelo 3. Musk consistentemente descreveu esse período como um “inferno da produção”, já que a Tesla estava entrando no segmento dominante do mercado automotivo.
Para contextualizar, a Tesla iniciou a produção do Modelo 3 em meados de 2017, mas enfrentou uma infinidade de desafios operacionais em torno da fabricação, bem como das entregas. No final de 2018, a montadora de carros elétricos havia resolvido muitos dos problemas de produção, mas depois progrediu para o “inferno da logística de entrega”, de acordo com Musk. Esse último estágio problemático durou até meados de 2019 ou mais.
É muito provável que os “dias mais sombrios” aos quais Musk se refere foram entre meados de 2017 e o final de 2018, durante os quais as ações notoriamente voláteis da Tesla foram negociadas principalmente dentro de um intervalo. Por um ano e meio, a capitalização de mercado da empresa flutuou em torno de US $ 60 bilhões, que é cerca de 1/10 da capitalização de mercado atual da Tesla, de mais de US $ 600 bilhões.
A revelação veio depois que Musk revelou no mês passado que a Tesla chegou “cerca de um mês” após a falência durante a rampa do Modelo 3. A história também lembra quando Musk tentou vender Tesla para a subsidiária da Alphabet , Google, em 2013, enquanto a empresa tentava aumentar a produção do Model S, já que Musk é amigo pessoal dos cofundadores do Google Larry Page e Sergey Brin.
Em um paralelo estranho, a capitalização de mercado da Tesla era de apenas $ 6 bilhões naquela época – cerca de 1/10 da avaliação da Tesla durante o episódio da Apple. Isso é o dobro de Musk que procurou uma aquisição durante tempos difíceis, foi capaz de sobreviver e então viu a valorização da Tesla subir dez vezes. Não espere que isso aconteça novamente, pois outro salto de dez vezes a partir daqui equivaleria a uma capitalização de mercado de $ 6 trilhões.
A Tesla foi finalmente capaz de aumentar a produção e as entregas do Modelo 3. (Eu deixei de fora 2020 neste gráfico, uma vez que a empresa agora agrega as métricas do Modelo 3 e do Modelo Y devido às semelhanças dos programas dos veículos.)
À medida que a Apple avança com o Projeto Titan, a fabricação estará entre os maiores desafios. Muitos especialistas há muito esperam que o gigante da tecnologia aproveite sua estratégia de longa data de terceirização da produção para fabricantes terceirizados, embora essa prática seja menos comum na indústria automotiva do que na de produtos eletrônicos de consumo.
Muito caro antes e agora
Considerando a tendência da Apple para pequenas aquisições em oposição às grandes e espalhafatosas, não é de se surpreender que Cook não estivesse interessado em uma compra de US $ 60 bilhões. Isso seria 20 vezes maior do que sua maior aquisição até agora (Beats por US $ 3 bilhões em 2014).
Isso é especialmente verdadeiro quando você reconhece que a Tesla estava negociando com um prêmio significativo para os fabricantes de automóveis antigos naquela época, uma discrepância de avaliação que agora atingiu proporções cômicas.
Correndo o risco de afirmar o óbvio, é inconcebível que a Apple sequer flerte com a ideia de comprar a Tesla hoje por mais de US $ 600 bilhões. Por mais divertido que seja imaginar uma fusão Apple-Tesla, os investidores provavelmente deveriam deixar a quimera morrer.