Elon Musk apresenta Neuralink, seu sistema que conecta mente e máquina

Em março de 2018, surgiram as primeiras informações de um projeto chamado Neuralink, uma nova empresa de Elon Musk cujo objetivo é ligar o cérebro humano a máquinas.


Porém, somente agora é que o executivo apresentou pela primeira vez um protótipo do que seria tal ideia.

Em suma, a proposta é que pessoas possam se comunicar com máquinas sem que haja efetivamente a necessidade de mecanismos físicos intermediando isso. Assim, pessoas com deficiência poderiam acessar tais equipamentos de forma muito mais fácil.

A grande inovação proposta pelo Neuralink é a coleção de pequenos fios flexíveis que se ligam ao cérebro humano. De tamanho bem pequeno, eles conseguem transferir uma quantidade gigante de informação do cérebro sem causar danos ao órgão humano.

Tais fios têm entre 4 a 6 nanômetros, sendo menores até mesmo que um fio de cabelo. No total, o sistema é capaz de transmitir informações equivalentes a 3.072 eletrodos por conjunto com 96 fios.

A novidade foi apresentada pelo próprio Musk nesta terça-feira (16). Segundo o executivo, o objetivo agora é recrutar pessoas interessadas em trabalhar no projeto. Atualmente, o aparelho está sendo testado somente por neurocientistas, sem que haja pacientes reais. Contudo, Musk foi claro em mostrar o avanço da pesquisa: “Um macaco conseguiu controlar um computador com seu cérebro”, disse.

Segundo o executivo, a proposta é fazer com que o cérebro se conecte não diretamente com uma máquina, mas seja ligado a uma inteligência artificial. “Não vai ser da noite para o dia que o Neuralink vai ser a ligação neural e começar a assumir o cérebro das pessoas. Importante é alcançar a simbiose com a inteligência artificial”, conta.

fonte: CanalTech

Teoria Digital:
Related Post