El Salvador está procurando introduzir uma legislação que o tornará a primeira nação soberana do mundo a adotar o bitcoin como moeda legal, ao lado do dólar americano.
Em uma transmissão de vídeo para o Bitcoin 2021, uma conferência de vários dias em Miami anunciada como o maior evento de bitcoin da história, o presidente Nayib Bukele anunciou a parceria de El Salvador com a empresa de carteira digital Strike para construir a moderna infraestrutura financeira do país usando a tecnologia bitcoin.
“Na próxima semana enviarei ao Congresso um projeto de lei que tornará o bitcoin uma moeda legal”, disse Bukele.
Jack Mallers, fundador da plataforma de pagamentos Lightning Network Strike, disse que isso vai cair como o “tiro ouvido ’em todo o mundo para bitcoin.”
“O que é transformador aqui é que o bitcoin é o maior ativo de reserva já criado e uma rede monetária superior. Manter o bitcoin fornece uma maneira de proteger as economias em desenvolvimento de choques potenciais da inflação da moeda fiduciária”, continuou Mallers.
Falando do palco principal, Mallers disse que a mudança ajudará a liberar o poder e o potencial do bitcoin para casos de uso diário em uma rede aberta que beneficia indivíduos, empresas e serviços do setor público.
El Salvador é uma economia predominantemente de dinheiro, onde cerca de 70% das pessoas não têm contas bancárias ou cartões de crédito. As remessas, ou o dinheiro enviado para casa pelos migrantes, representam mais de 20% do produto interno bruto de El Salvador. Os serviços históricos podem cobrar 10% ou mais das taxas para essas transferências internacionais, que às vezes podem levar dias para chegar e às vezes exigem uma coleta física.
O Bitcoin não é apoiado por um ativo, nem tem a fé e o apoio total de qualquer governo. Seu valor deriva, em parte, do fato de ser digitalmente escasso; existirá apenas 21 milhões de bitcoins.
Enquanto os detalhes ainda estão por vir sobre como o lançamento funcionará, a CNBC é informada que El Salvador montou uma equipe de líderes de bitcoin para ajudar a construir um novo ecossistema financeiro com bitcoin como camada base.
O partido Novas Ideias de Bukele tem controle sobre a Assembleia Legislativa do país, então a aprovação do projeto é muito provável.
“Foi uma inevitabilidade, mas aqui já: o primeiro país no caminho para fazer bitcoin com curso legal”, disse Adam Back, CEO da Blockstream.
Back disse que planeja contribuir com tecnologias como Liquid e infraestrutura de satélite para fazer de El Salvador um modelo para o mundo.
“Temos o prazer de ajudar El Salvador em sua jornada para a adoção do padrão Bitcoin”, disse ele.
Este não é o primeiro movimento de El Salvador em bitcoin. Em março, Strike lançou seu aplicativo de pagamentos móveis lá e rapidamente se tornou o aplicativo de download número um do país.
Bukele tornou-se muito popular, com seu partido populista Novas Idéias conquistando as eleições recentes. No entanto, a nova assembleia recentemente foi criticada depois de destituir o procurador-geral e os principais juízes. A medida levou a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional a retirar ajuda da polícia nacional de El Salvador e de um instituto de informação pública, em vez disso redirecionando fundos para grupos da sociedade civil.