Material colaborativo foi desenvolvido pela Aceleradora Cotidiano e reúne cerca de 200 termos que fazem parte das conversas deste ecossistema no dia a dia.
Você entende completamente as frases abaixo?
- A startup ‘x’ fez um excelente pitch e a ‘y’ alcançou seu break even.
- Temos mais um unicórnio brasileiro.
- As fintechs podem substituir os bancos tradicionais em diversas atividades
- O hackathon será na próxima semana.
- Sua startup utiliza a estratégia freemium?
Este tipo de abordagem, embora seja comum em um evento do setor de tecnologia, causa estranhamento para pessoas não inseridas neste ecossistema.
– Decidimos criar o Dicionário de Startups ao perceber que surgiam dúvidas sobre um termo ou que alguém fazia uma expressão diferente ao ouvir algo falado com naturalidade nos eventos de inovação que promovíamos – afirma Washington Coutinho, da Aceleradora Cotidiano.
A primeira versão – lançada em setembro de 2018 – contou com 183 palavras e foi distribuída apenas para parceiros, mentores e empreendedores do relacionamento da aceleradora. Os idealizadores perceberam, então, que o arquivo se disseminou rapidamente entre grupos de inovação. Em novembro, o conteúdo tornou-se acessível ao público tanto para consultas pelo site da Aceleradora Cotidiano quanto para download.
A definição dos termos no dicionário foi feita de forma simples para que qualquer pessoa possa entender seus significados.
– O dicionário será atualizado periodicamente, com termos novos e melhorias de usabilidade – conclui Coutinho.
Como exemplo de como funciona o dicionário trazemos os termos do início do texto. Confira:
- pitch é uma apresentação curta sobre o negócio, visando vendas ou captação de investimentos;
- break even é o momento que a empresa atinge o equilíbrio entre receitas e despesas;
- fintechs são empresas de tecnologia voltadas para o mercado financeiro;
- unicórnio é a empresa avaliada em mais de US$ 1 bilhão antes da abertura de capital na bolsa de valores.
- hackathon é uma maratona curta de programação, realizada por meio de competição, com objetivo de desenvolver novas soluções;
- freemium é o modelo de receitas baseado em liberar parte de uma ferramenta de forma gratuita e funções mais específicas mediante pagamento.
Para acessar o dicionário de startups clique aqui