Índice
Agora é oficial: após um anúncio feito em junho, Jony Ive deixou a Apple de vez
Segundo relata o 9to5Mac, a página trazendo a biografia do designer no site da fabricante foi removida, marcando o que seria o último vínculo entre a Maçã e o executivo, um dos principais nomes por trás do iPhone e outros produtos da marca.
Apesar de não ser mais um funcionário da Apple, isso não significa que Ive deixará de trabalhar com a Maçã. Quando anunciou sua partida na metade do ano, o executivo também revelou sua nova empreitada: uma empresa de design chamada LoveFrom, gerida em parceria com o designer Marc Newson e que terá como principal cliente a fabricante dos iPhones.
Enquanto o principal motivo para a partida de Jony Ive seria o investimento em uma empresa própria, surgiram rumores de que o executivo teria deixado a companhia porque a atual gestão não possui tanto interesse no design dos produtos. Na época, o CEO Tim Cook desmentiu os boatos e disse que a história era “absurda”.
Quase 30 anos de Apple
Com quase três décadas de trabalho na Apple, Jony Ive é um dos principais desenvolvedores da aparência dos produtos da Maçã. Durante sua carreira na empresa, o executivo assumiu a chefia do departamento de design da gigante da tecnologia e foi responsável pela criação do visual de dispositivos que redefiniram a atuação da companhia, como o iMac, em 1998, e o primeiro iPhone, lançado em 2007.
Em seu currículo, Ive também conta com a participação no desenvolvimento de outros produtos da Maçã, como é o caso do iPod, iPad e, mais recentemente, a série Watch. Saindo da linha de montagem, a perícia do designer também foi essencial na concepção do Apple Park, nova sede da companhia avaliada em US$ 4 bilhões.
Quando anunciou a partida de Jony Ive, a Apple disse que seu departamento de design seria liderado por Evan Hankey, vice-presidente de design industrial, e Alan Dye, vice-presidente de design de interfaces, com supervisão do diretor de operações Jeff Williams.