Cultura e Ciência andam juntas na 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O maior encontro de popularização da ciência do Brasil juntará duas importantes temáticas para o desenvolvimento social do país.


Adultos e crianças terão diversão garantida neste final de semana dentro da programação da 21 SNCT com apresentação de Vanessa da Mata, Mundo Bita, Teresa Lopes e o grupo Transições Cia de Dança.

Todas as apresentações são gratuitas na Praça do Museu Nacional da República e os ingressos deverão ser retirados pelo site do Sympla (seguem links abaixo).

A programação inicia na sexta-feira (08), às 17h, com a apresentação do grupo Transições Cia de Dança seguida de Tereza Lopes, às 18h. Já no sábado dia 09 a partir das 17h (abertura dos portões às 15h) será a vez do Mundo Bita entrar em cena com o novo espetáculo Crescer e Aprender criado a partir de enquete nas redes sociais. A entrada é gratuita com lotação limitada da praça.

Ainda no dia (09) sábado, 10h, haverá apresentação de Teatro de Boneco com o espetáculo Uma Aventura Verde, da Cia de Bonecos Ricardo Moreira e às 17h, se apresentará o grupo Ventoinha de Canudo. 

No domingo (10), às 17h, traz  Tropicaos Funfarra. E para encerrar a programação da 21SNCT, a cantora Vanessa da Mata, a partir das 18h (abertura dos portões às 16h) com a apresentação da sua turnê 2024 – Vem Doce. 

Vanessa da Mata 

A cantora apresentará a turnê “Vem Doce” que dá nome à primeira música do álbum. A música foi delineada a partir de uma base instrumental do produtor Papatinho, sendo essa a primeira parceria dos dois. “Foice”, segundo single do projeto, chegou às plataformas de música em janeiro de 2023, deixando ainda maior a antecipação pelo álbum. “Vem Doce” traz 13 faixas inéditas, incluindo uma regravação de Belchior. Este é o sétimo álbum da sua carreira musical.

Mundo Bita – “Show do Bita – Crescer e Aprender”- 

O espetáculo traz a temática da educação, incentivando os pequenos e pequenas a explorarem o mundo e a natureza através de 20 músicas, algumas delas inéditas e outras já queridas pelo público, como “Fazendinha” e “Viajar pelo Safari”. A veio de uma enquete realizada nas redes sociais, evidenciando a importância da participação do público na criação do conteúdo. O espetáculo tem duração 1h10, e é voltado para toda a família proporcionando experiência lúdica e educativa, com cenografia colorida e enfatizando a educação inclusiva e democrática, adaptada às necessidades da nova geração infantil.

Teresa Lopes

Fiel representante da música produzida em Brasília e do legado cultural de grandes cantoras negras brasileiras e de outras nacionalidades. A brasiliense tem 20 anos de carreira no samba. Já se apresentou com nomes consagrados Almir Guineto, Luís Carlos da Vila, Neguinho da Beija-Flor, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, e lançou seu primeiro CD -Clara Essência, em Brasília em 2019.

Transições Cia de Dança

Criada pelo Arte educador, coreógrafo, produtor e diretor de arte Lehandro Lira, a Cia vem exercendo, ao longo de sua trajetória de 11 anos, uma intensa atuação artística e cultural. Recém chegada de Oslo – Noruega, a Cia Mostra o Mérito cultural e social dessa atuação pelo reconhecimento social e diverso que tem atingido, tornando-se uma cia relevantemente jovem e um marco cultural no DF.

SNCT- é maior evento de divulgação científica realizado no Brasil. e acontece até o dia 10 de novembro, na área externa do Museu Nacional da República, localizado próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Todas as atividades da programação são gratuitas e abertas ao público em geral.

Este ano o tema da 21SNCT é Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. A temática alerta a urgência em reconhecer, valorizar e proteger a riqueza de biodiversidade encontrada nos diversos biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho – e a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.  

Palestras, seminário, vistas guiadas, oficinas, hackathons de combate à desinformação, lançamento de publicações, catálogo, e do edital do Prêmio Mulheres e Ciência (CNPq), exibição de documentário, entrega de medalhas para crianças vencedoras de olimpíadas do conhecimento, e muito mais poderá ser conferido durante o evento.

Andréa Alves:
Related Post