Existem cada vez mais ‘scams’ na Internet relacionados com hardware para computador.
No mundo das placas gráficas, em que temos muitos consumidores a serem convencidos e posteriormente enganados por anúncios nas redes sociais de placas NVIDIA super baratas, para depois receberem um GPU funcional, completo com uma BIOS modificada com o nome da placa do anúncio, mas que na verdade não passa de um GPU com 10 anos ou mais em cima… Completamente inútil.
Pois bem, parece que esta moda está agora a chegar ao mundo dos processadores, com várias lojas e vendedores independentes a comercializar processadores Intel ‘falsos’. Algo que começou a chegar às mãos da gigante dos micro-processadores, por vários consumidores não perceberem o que raio se está a passar, abrindo RMAs (garantia) com a fabricante… Em suma, a Intel está a receber montanhas de processadores falsos para arranjo ou substituição.
Portanto, na verdade, processadores falsos não são uma novidade no universo AMD e Intel, é algo que já existe há vários anos. O mais comum é quando um vendedor tenta vender um processador similar ao que foi encomendado, modificando o IHS (o metal exterior onde podemos ler o modelo, batch, etc…). Ou seja, pode encomendar um i9-9900K, mas acabar por receber um i5-8400, que vai obviamente funcionar na mesma exata motherboard, com níveis de performance bastante diferentes.
Dito isto, a Intel não só recusa o pedido de RMA/Garantia, como também irá meter os vendedores em tribunal. Tudo devido ao facto dos números de consumidores enganados estar a crescer de uma forma massiva, muito provavelmente devido ao facto do stock de processadores Intel Core 8000/9000 ser muito reduzido no mercado convencional.
Curiosamente, até os vendedores parceiros da Amazon estão dentro deste esquema! Ainda assim, isto é algo que ainda não está em larga escala na Europa. Contudo, se está a pensar comprar hardware fora do domínio das lojas mais reputadas do nosso país, tenha sempre algum cuidado.