Para o Diretor de Relações Institucionais e Regulação de Mídias do Grupo Globo, Marcelo Bechara, é falacioso o argumento das plataformas de que, caso os veículos de imprensa que não queiram fornecer o seu conteúdo nas condições que elas exigem, sempre haverá a opção de não aderir a essas redes e buscadores.
“Se você não está indexado (nas plataformas), você não existe. Isso não é uma opção, não estamos falando aqui de um aplicativo. Estamos falando de algo que se tornou essencial, e o tamanho de determinadas plataformas as colocam numa categoria de meio essencial”, argumentou Bechara, acrescentando que costuma chamar essa situação de “poder de mercado significativo digital”.
Para ele, uma prova dos efeitos positivos da remuneração do conteúdo jornalístico já pode ser sentida na Europa e na Austrália. E o fortalecimento do mercado tem se refletido não apenas nas grandes empresas de comunicação. As novas regras de remuneração abriram esse mercado para pequenas empresas e até os profissionais que atuam na rede produzindo conteúdo jornalístico próprio.
Na Austrália, por exemplo, o acordo feito pela Google com o setor, permitiu aporte de mais de U$ 150 milhões para as empresas e um incremento de 30% em contratações e outros serviços conexos. Já na Europa, após a criação de um marco legal diretamente ligado à remuneração, permitiu que mais de 300 empresas jornalísticas negociassem diretamente com as plataformas as receitas pelo uso de seus conteúdos.
Tem mais: na Austrália até agora não foi registrado nenhum caso de arbitragem pelos setores competentes de defesa econômica, situação prevista em sua legislação para o caso das plataformas não conseguirem fechar acordos com as empresas de comunicação.
“É o jornalismo profissional o responsável por despoluir esse oceano de desinformação que se tornou a Internet”, destacou Bechara, em sua defesa pela manutenção do princípio da remuneração no PL 2630, que foi relatado na Câmara pelo deputado Orlando Silva.
*Marcelo Bechara participou hoje (02/06) do 12º Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo NIC.br.