Construindo uma estratégia de conteúdo do Instagram que dure

Parece que suas postagens no Instagram estão caindo? Quer saber como criar um fluxo constante de conteúdo que seu público adora sem se esgotar?


Você descobrirá a estrutura de três partes para criar uma estratégia de conteúdo do Instagram de longo prazo que funcione, incluindo os tipos de conteúdo com bom desempenho.

Como uma estratégia de conteúdo do Instagram pode ajudar a evitar o esgotamento

Muitos gerentes de mídia social, profissionais de marketing e proprietários de empresas ficam sobrecarregados tentando acompanhar todo o conteúdo que publicam online todos os dias. Eles gastam muito tempo pesquisando qual conteúdo tem um bom desempenho, mas não se concentram na criação de uma estratégia de conteúdo sustentável a longo prazo.

A verdade é que você pode ter o melhor plano do mundo e saber exatamente o tipo de conteúdo que quer postar, quem vai atingir com ele e quais hashtags vai usar, mas se não for algo você pode executar de forma consistente ao longo do tempo, essa estratégia não ajudará você a atingir suas metas no Instagram.

O crescimento do Instagram depende de uma abordagem lenta e constante para postagem orgânica. Portanto, quando falamos em montar uma estratégia sustentável para o Instagram, o que realmente queremos dizer é criar um plano que você possa executar por semanas, meses e possivelmente anos sem ser vítima de esgotamento.

Quando você se sente exausto com a plataforma em que está postando, é difícil encontrar a motivação ou a criatividade de que precisa para continuar criando conteúdo para essa plataforma, o que é, obviamente, o maior obstáculo para o seu crescimento. Além disso, é muito mais fácil prevenir o esgotamento do que tentar se recuperar do esgotamento.

Na verdade, a única maneira de voltar do esgotamento é dar a si mesmo uma pausa longa o suficiente para se recuperar e refletir. Infelizmente, a maioria dos profissionais de marketing não tem tempo para fazer uma pausa para auto-reflexão, e a ansiedade aumenta enquanto eles tentam superar o esgotamento, o que pode realmente fazer a exaustão durar mais, bater mais forte ou ambos.

Uma das melhores maneiras de evitar o esgotamento é criar uma estratégia de conteúdo que você possa entregar consistentemente sem se sentir sobrecarregado. Aqui está uma estrutura de três partes que você pode seguir para desenvolver um plano que funcione para o seu negócio.

Nº 1: Identifique o conteúdo que você adora criar

O primeiro componente dessa estratégia é postar conteúdo que você adora fazer. Esta é uma parte importante de uma estratégia de conteúdo sustentável do Instagram, porque quando você está postando conteúdo que realmente gosta de fazer, será menos cansativo produzir e mais fácil de entregar de forma consistente ao longo do tempo.

Provavelmente, o tipo de conteúdo que você gosta de postar também é o tipo de conteúdo que você gosta de consumir. Se você adora assistir reels do Instagram, por exemplo, é um bom sinal que você pode gostar de criar Reels porque esse formato fala com você. Você também entenderá as tendências e estruturas que funcionam bem nos rolos, para que você seja um criador melhor.

Se, por outro lado, você não gosta de vídeos curtos e se vê procrastinando em tarefas relacionadas à publicação de Reels, provavelmente não deseja tornar esse conteúdo parte de sua estratégia principal. Isso não quer dizer que você nunca gravaria ou publicaria um reel do Instagram, apenas que seria muito seletivo sobre quando publicar um.

Por isso é preciso dar uma olhada honesta em si mesmo e em seus pontos fortes como criador. Você é bom em escrever legendas ou se sente mais à vontade para ir ao vivo e falar? Você gosta de tirar fotos? Se você se apoiar em seus pontos fortes criativos, isso o ajudará a criar conteúdo para o Instagram com mais naturalidade e a evitar o esgotamento.

Nº 2: Descubra qual conteúdo funciona bem com seu público

Antes de falarmos sobre os diferentes tipos de conteúdo no Instagram e o que cada um faz bem, é importante lembrar que o desempenho no Instagram é muito subjetivo. Só porque algo funciona para outra pessoa não significa necessariamente que funcionará para você. Tudo vai se resumir ao seu público e ao que eles respondem. Aqui estão quatro tipos populares de conteúdo a serem considerados em sua estratégia do Instagram.

Reels do Instagram

Ao contrário do feed regular, o feed do Reels é organizado em torno de tópicos nos quais um usuário demonstrou interesse, e não nas contas que está seguindo. Portanto, o Reels é uma ótima maneira de chegar a novos públicos para o seu negócio.

Existem alguns formatos que funcionam bem no Reels. Obviamente, colocar seu próprio toque em uma tendência ou usar o áudio de tendências pode ser eficaz, especialmente se você puder encontrar uma maneira de vinculá-lo ao seu negócio.

E, mais recentemente, criar seu próprio áudio no estilo de falar diretamente para a câmera também funciona muito bem. Mas você deseja abordar a criação de um rolo falando para a câmera de maneira diferente do que faria para um vídeo ou história de feed regular.

Quando você publica um vídeo em seu feed ou nos Stories, você está postando para alguém que o conhece e acredita que vale a pena assisti-lo. Mas quando alguém vê seu Reels em seu feed, eles podem nunca ter visto você antes e não têm essa confiança construída com você. Ao criar um Reels, use um gancho mais forte no início para chamar a atenção das pessoas e algumas edições mais rápidas para manter o vídeo envolvente.

E, claro, os tutoriais também podem ser uma maneira eficaz de alcançar seu seguidor ideal e resolver um problema para ele.

carrosséis

As postagens do carrossel do Instagram também estão se mostrando altamente eficazes para as empresas. Esse formato parece funcionar especialmente bem para gráficos educacionais com sobreposições de texto que respondem a uma pergunta ou resolvem um problema para seu público.

E se o seu público achar o conteúdo valioso, ele poderá compartilhá-lo facilmente em sua história no Instagram, o que lhe dará mais alcance orgânico. Lembre-se de que as imagens do carrossel terão um desempenho melhor se cada slide dentro do carrossel também funcionar como um gráfico independente, pois as pessoas só podem compartilhar um slide do carrossel por vez.

memes

Se você ainda não os experimentou, considere o uso de memes em seu marketing , que cresceram em popularidade no Instagram nos últimos anos. Um meme pode assumir a forma de uma piada no contexto do seu nicho e possivelmente algumas referências à cultura pop. Qualquer coisa que seja altamente compartilhável, engraçada ou relacionável tende a funcionar muito bem.

E a boa notícia é que é fácil criar um meme. Você pode usar uma plataforma como o GIPHY para encontrar inspiração e ideias para seus memes.

Ao criar um meme, é importante escolher referências da cultura pop com as quais seus seguidores ideais possam se identificar. Se o seu meme atingir o alvo, você poderá ter muitos comentários excelentes e pessoas compartilhando-o em suas histórias.

Mas não se sinta restrito a usar apenas referências da cultura pop. Você pode usar imagens de si mesmo, membros de sua equipe ou celebridades e ser criativo para criar um meme relacionado ao seu nicho.

Gráficos do Tweet

Gráficos de tweets, ou imagens projetadas para se parecerem com tweets, também são muito populares no Instagram. Esse tipo de conteúdo é curto e consumível, e é fácil adicionar nos Stories. Esse tipo de formato também funciona para compartilhar uma citação que você ouviu em um podcast ou um pensamento que você tem sobre seu setor com o qual seu público pode se relacionar.

Fotos combinadas com legendas longas

Fotos espontâneas combinadas com legendas mais longas do Instagram também são eficazes na plataforma. Esse tipo de conteúdo funciona especialmente bem quando você usa a legenda para contar uma história real sobre você e sua empresa com transparência e vulnerabilidade.

Quando você mostra sua vulnerabilidade online, você cria confiança com seu público. Pode parecer assustador compartilhar algo pessoal ou sobre o qual você se sinta inseguro e normalmente não compartilharia com o público. Seu público pode sentir isso e apreciar a confiança que você está estendendo a eles.

Uma legenda mais longa também oferece a você mais oportunidades de se conectar com seu público.

Nº 3: determine quanto tempo você pode dedicar à criação de conteúdo do Instagram

Depois de identificar o tipo de conteúdo que deseja postar que o energizará, agora você precisa encontrar tempo para publicá-lo. Às vezes, usar as duas primeiras ideias dessa estratégia de conteúdo já ajuda a sua criatividade a fluir melhor na hora de criar conteúdo. Mas, ao elaborar uma lista de ideias a serem criadas, não se esqueça de que você precisa reservar um tempo para executá-las.

É aqui que o gerenciamento de tempo desempenhará um papel significativo em sua estratégia de conteúdo do Instagram.

Comece analisando seu calendário, fazendo um pouco de auto-reflexão e, em seguida, realizando uma auditoria para descobrir onde você está gastando seu tempo no Instagram. Pode ser eficaz usar um aplicativo rastreador de tempo e registrar seu tempo de criação de conteúdo por algumas semanas. Em seguida, você pode ver quanto tempo leva para executar determinadas tarefas enquanto percorre seu fluxo de trabalho e cria conteúdo para o Instagram.

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